AchèAchè
    search
    Título

    10 benefícios da corrida para a saúde

    Uncategorized

    Por

    Está pensando em fazer da corrida a sua principal prática de exercício físico? Pois fique sabendo que correr proporciona uma série de vantagens que estão relacionadas com o aumento de saúde, principalmente quando falamos de corrida na terceira idade. Para entender outros benefícios da corrida e descobrir como incluir essa atividade em qualquer fase da vida. O Cuidados Pela Vida entrevistou o educador físico e personal trainer Caio Signoretti, que revelou algumas dicas indispensáveis para você que quer viver melhor com a ajuda da corrida e alguns dos benefícios que este esporte pode trazer. Confira! 

    Melhora a disposição para o dia a dia

     

    Quer passar o dia inteiro bem disposto? Dar aquela corridinha pela manhã ajuda a proporcionar essa injeção de ânimo. De acordo com Caio, esse exercício físico aumenta a produção de uma porção de hormônios que fazem bem ao organismo: “São os chamados hormônios do bem-estar, como a dopamina, que melhoram a saúde como um todo, especialmente a imunidade, refletindo no aumento da qualidade de vida”.

    Fortalece os músculos do corpo

     

    Embora seja um exercício aeróbico, correr ajuda no fortalecimento da musculatura corporal. Isso acontece porque os movimentos repetitivos reproduzidos durante a corrida acabam trabalhando todos os músculos. Mas, mesmo sendo uma atividade completa, é importante acrescentar um outro exercício além de correr, como a musculação: a corrida e a musculação formam um mix perfeito para que haja um melhor equilíbrio muscular e menor propensão à lesões.

    Ajuda na perda de peso

     

    A perda de peso é um dos benefícios da corrida mais interessantes e não poderia ficar de fora dessa lista. Acompanhada por uma alimentação saudável, a corrida é a prática ideal para a perda de peso. Caio afirma que o exercício ajuda no controle da quantidade de gordura corporal, prevenindo problemas sérios de saúde: “As pessoas estão cada vez mais obesas e a obesidade é uma doença que acaba aumentando os riscos de desenvolver não só condições cardiovasculares, mas também diabetes, câncer e outras doenças”!

     

    Faz bem para o coração

     

    Um dos maiores benefícios da corrida é a melhora do sistema cardiorrespiratório. Quando corremos, acontece uma sobrecarga no volume de sangue no corpo, exigindo que o coração distribua uma quantidade maior do líquido para os músculos. Com isso, Caio relata que “a corrida vai fortalecer o coração e o pulmão e melhorar toda a circulação sanguínea, reduzindo o risco de muitas doenças cardiovasculares”, garantiu o profissional de Educação Física. 

     

    Aumenta a expectativa de vida

     

    Você sabia que corrida e longevidade tem tudo a ver? Quem pratica exercícios físicos consegue viver melhor e viver mais e a corrida faz um bem imenso para a saúde de qualquer pessoa. A atividade faz bem para o coração, diminui o risco de doenças, como hipertensão e diabetes, além de ajudar no fortalecimento dos músculos e ossos, principalmente se tratando de uma pessoa idosa, proporcionando um aumento na qualidade e na expectativa de vida.

     

    Traz benefícios à saúde mental

     

    Você tem questões relacionadas à saúde mental? A corrida também pode te ajudar nesse quesito. “Alguns fatores que diminuem a expectativa de vida das pessoas, por exemplo, são o estresse, a depressão e a ansiedade. A corrida vai acabar melhorando esse tipo de problema, principalmente por liberar muitos hormônios do bem-estar”, garantiu o especialista. 

     

    Previne a formação de varizes 

     

    Como falamos anteriormente, a corrida aumenta o fluxo de sangue no corpo humano. Isso significa que o exercício intensifica a circulação sanguínea, prevenindo não só doenças cardiorrespiratórias, mas também vasculares, como as varizes. Essas veias aparentes podem surgir por uma série de fatores, como genética e aumento de peso, mas também devido à falta de atividades físicas. Se você tem um histórico de varizes na família, tente correr pelo menos três vezes na semana para evitar que esse problema se desenvolva.

     

    Melhora o sistema respiratório

     

    O oitavo item da nossa lista de benefícios da corrida diz que correr faz você respirar melhor e tem até um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, que comprova esse fato. A pesquisa indica que o corpo humano, após 18 semanas de prática constante de corrida, tem o seu sistema respiratório fortalecido. Basta manter a constância dos treinos e não se entregar ao sedentarismo.

     

    Reduz o risco de doenças

     

    Dar aquela corridinha com regularidade significa aumento de saúde! A prática diária ou regular dessa atividade física ajuda a prevenir não só problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), mas também diabetes, hipertensão e obesidade, doenças que diminuem (e muito) a expectativa de vida, principalmente em idosos. Por isso, nunca é tarde demais para mudar esse jogo. Comece a correr e ponha sua saúde em dia!

     

    Melhora a saúde dos ossos

     

    Uma pesquisa realizada pela American Society for Bone and Mineral Research (ASBMR), mostra que um treinamento de impacto (como a corrida) pode ajudar os idosos a manter a saúde óssea e atenuar a deterioração dos ossos, que é comum com o passar da idade. Pode parecer difícil pegar o ritmo da corrida no começo, mas é importante manter a periodicidade para ter ossos fortes e saudáveis a vida inteira.

     

    Como começar a correr na terceira idade?

     

    Nunca é tarde demais para começar a correr, ainda mais depois de descobrir os inúmeros benefícios da corrida, não é? Se você possui mais de 65 anos e tem vontade de começar essa atividade, fique sabendo que é preciso seguir recomendações importantes de um profissional no assunto, principalmente quanto ao preparo físico:

     

    “Com o passar dos anos, é normal que a pessoa tenha mais chance de desenvolver um desgaste na cartilagem, causando um certo incômodo na hora de praticar exercícios físicos, principalmente os de alto impacto, como a corrida”, alertou Caio. Pensando nisso, o  personal trainer separou algumas dicas importantes para corredores iniciantes e que estão na terceira idade:

     

    • Fortalecer a musculatura com exercícios de musculação para reduzir as consequências dos impactos da corrida;
    • dosar a intensidade da corrida para evitar lesões e sobrecargas nas articulações;
    • investir em um bom equipamento de corrida, roupas leves e um tênis adequado;
    • praticar uma alimentação saudável, principalmente antes e depois de correr;
    • ter auxílio de um profissional de Educação Física para não pecar pelo excesso e evitar o risco de desenvolver algum tipo de lesão.
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes