Falar sobre o peso é algo que incomoda algumas pessoas que não se sentem bem com a própria forma física. Mas, o excesso de peso é um assunto que merece ser discutido. Se não for levado a sério, além de mexer com a autoestima, o sobrepeso pode se transformar em um grave problema de saúde e afetar a qualidade de vida.
“O sobrepeso e a obesidade podem trazer ao corpo problemas ortopédicos para o quadril, joelhos, pernas e tornozelos, problemas relacionados ao aumento da circunferência abdominal, da pressão arterial, da glicose, do colesterol e triglicérides”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Todo o organismo é afetado: há maiores chances de desenvolver hipertensão, artrose, diabetes, câncer e apneia do sono.
Praticar atividades físicas é importante para manter o peso
Para se proteger contra esses riscos, a melhor opção é atacar o problema diretamente e lutar por um peso considerado saudável. Essa mudança pode ser feita no dia a dia, com a adoção de práticas simples, mas que fazem toda a diferença. “Uma pessoa com sobrepeso deverá realizar algum tipo de atividade física para ajudar a gastar energia e não acumular gordura no corpo”, aconselha a profissional. É válido correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, jogar futebol ou praticar outros esportes.
A alimentação também desempenha papel importante na prevenção do sobrepeso. Alimentos saudáveis, como verduras, legumes, frutas, carnes magras, leite e produtos derivados com pouca gordura devem receber destaque na preparação das refeições. Por outro lado, é fundamental não exagerar no consumo de açúcares, doces, frituras e bebidas alcoólicas.
Substituições na cozinha ajudam e evitar o sobrepeso
Não é necessário abolir nenhum alimento da dieta, mas alguns produtos podem ser substituídos por outros capazes de ajudar a garantir um peso mais saudável. “Podemos trocar os açúcares pelos adoçantes, os doces comuns e os refrigerantes comuns pelos diet ou light. Os alimentos deverão ser cozidos, ensopados, grelhados, assados ou refogados, sempre com óleo vegetal, e os leites poderão ser semidesnatados ou desnatados”, aconselha Adriana.
A nutricionista também chama atenção para as situações em que pessoas ansiosas ou estressadas recorrem à alimentação, muitas vezes de forma descompensada, como uma maneira de aliviar seus sentimentos. Para elas, a especialista recomenda atividades de relaxamento e procurar suporte psicológico para vencer as dificuldades.
Foto: Shutterstock