Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?


  • +A
  • -A

A artrose é uma doença que promove o desgaste da cartilagem que protege as articulações, estruturas que permitem a movimentação do corpo. Também chamado de osteoartrite e osteoartrose, o problema é resultado do envelhecimento do organismo e pode causar dores e inchaço. Uma das formas de tratamento da artrose é o uso de condroprotetores.

O que são os medicamentos condroprotetores?


“Os condroprotetores são medicações indicadas em casos de artrose. Todos os pacientes podem se beneficiar de sua utilização, alguns casos mais e outros menos”, explica o ortopedista Guilherme Maretti. São compostos de sulfato de glucosamina e condroitina, substâncias encontradas nas articulações.  

“Os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo”, afirma o profissional. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina.

Condroprotetores devem ser utilizados com outras formas de tratamento


No entanto, esse tipo de medicação não deve ser a única forma de combate à artrose. Os condroprotetores devem ser utilizados em conjunto com outras medidas, como perder peso, evitar lesões nas áreas atingidas e evitar também o esforço repetitivo. Fazer sessões de fisioterapia e terapia ocupacional costuma ser muito útil aos pacientes.

Para reduzir a dor e a inflamação, é possível recorrer a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, quando estas medidas não forem suficientes, o especialista pode indicar injeções de ácido hialurônico e cirurgia, como a substituição da articulação por uma prótese, procedimento conhecido como artroplastia.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?"

RITA MARIA GIANVÉCCHIO PIRES

EU GOSTARIA DE SABER COMO OS MEDICAMENTOS CONDROPROTETORES AGEM NAS ARTICULAÇÕES?

Cuidados Pela Vida

Olá Rita, os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina. Abraços.

Joyce Oliveira Senna

Eu preciso estou com desequilíbrio nos dois joelho e isso ta mim deixando angustiado desgaste como vc fazer manda uma resposta fiz o tratamento 6 meses glicolive e nada mim interei nesse condoprotetore

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.