Perna inquieta é um sinal da ansiedade?


  • +A
  • -A

Está na fila do banco ou esperando para ser atendido no consultório médico e não consegue parar de mexer as pernas? Fique atento, já que a inquietação psicomotora pode ser um sinal de ansiedade. “A inquietação não necessariamente ocorre apenas nas pernas. A pessoa pode mexer pernas, braços, mãos, andar de um lado para o outro e ter dificuldade para ficar parada”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais.

 

Suor excessivo e mudanças no apetite podem ser causados pela ansiedade

 


No entanto, a
agitação das pernas não é o único sinal da ansiedade. Sudorese, tensão muscular, aumento ou diminuição do apetite podem ser consequências de um nível maior de ansiedade e podem passar despercebidos no dia a dia. Dificuldades para pegar no sono ou para permanecer dormindo ao longo da noite também acometem frequentemente quem sofre com ansiedade.

Por outro lado, há também um quadro neurológico chamado de síndrome das pernas inquietas. Apesar de não ser considerado sintoma de ansiedade, o problema deve ser tratado adequadamente. “Nesta doença, os sintomas aparecem principalmente durante o sono: a pessoa dorme mal, tem cansaço e grande sonolência diurna. Acredita-se que seja causada por deficiência de dopamina e ferro”, diz a médica.

 

Há tratamento para a agitação das pernas causada pela ansiedade

 


“Se a pessoa suspeita que está sofrendo de um transtorno de ansiedade, deve procurar um médico psiquiatra para ser avaliada e iniciar o
tratamento adequado, caso o diagnóstico seja confirmado”, afirma a especialista. Seguindo as medidas indicadas à risca, há boas chances de reduzir os níveis de ansiedade e de controlar o transtorno.

Para tratar a ansiedade leve e moderada, os psiquiatras costumam prescrever o uso de medicações e fitoterápicos, além da realização de sessões de terapia com um profissional qualificado. Exercícios físicos e atividades relaxantes, como o yoga, também são importantes e devem estar associados à alimentação balanceada e à adoção dos hábitos relacionados à higiene do sono.

 

Dra. Érika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

 

Foto: Kaboompics

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Perna inquieta é um sinal da ansiedade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.