Tratamento para varizes: as primeiras recomendações que você deve seguir


  • +A
  • -A

Em um tratamento de varizes, é preciso que você adote algumas práticas e hábitos simples para controlar e amenizar a doença. Evitar uso de roupas apertadas, elevar as pernas sempre que possível e usar meias de compressão são exemplos imediatos. Contudo, essas não são as primeiras recomendações do tratamento, segundo o angiologista Jayme Ramos. Para ele, tudo se inicia na fase de prevenção.

Prevenção e tratamento precoce são chaves para evitar varizes e suas complicações


“Acredito que as primeiras recomendações sejam tentar evitar o desenvolvimento das varizes. Como as varizes são veias que se dilataram e se deformaram, se você conseguir conter os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e hipertensão venosa, o desenvolvimento das veias varicosas será retardado. Consequentemente,
suas complicações irão diminuir”.

É importante ressaltar que quanto mais cedo você iniciar o tratamento, inclusive na fase de prevenção do desenvolvimento das varizes, mais complicações irá evitar. “Úlceras venosas, edemas e tromboflebites são exemplos de complicações”. Além disso, ao começar o tratamento o mais cedo possível você consegue, por vezes, evitar métodos intervencionistas ou mais agressivos, mantendo um resultado satisfatório mesmo assim.

A importância do medicamento específico

É importante destacar que o paciente deve seguir à risca a recomendação médica, especialmente com o medicamento indicado na receita. Alguns remédios para varizes, devido a características de sua formulação, não podem ser, de forma segura, equiparados a outras opções do mercado, mesmo que tenham, aparentemente, a mesma composição. Por isso, para garantir a eficiência do tratamento e a sua segurança, é melhor seguir a prescrição.

Sintomas e causas das varizes


Muitos sintomas podem indicar que as varizes precisam ser tratadas, mas, em geral, o que leva o paciente a procurar o médico são dores, inchaço e a ocorrência de manifestações inflamatórias. “As veias varicosas podem também estar trombosadas e associadas a sintomas de hipertensão venosa (insuficiência venosa), tais como: alteração da cor da pele, alteração da estrutura da pele, úlceras venosas e edemas”.

O médico aponta que você não deve ver a doença como algo isolado, mas sim como uma síndrome, já que existem diversas causas envolvidas. “Juntas, as causas relacionadas a um quadro de varizes contribuem para gerar uma veia varicosa. Dentre essas causas temos as teorias de hereditariedade e de insuficiência venosa, sobrepeso, sedentarismo etc”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
obesidade
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Tratamento para varizes: as primeiras recomendações que você deve seguir"

Elessandra santosa da silv

como previno as varizes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elessandra, as varizes, que são veias torcidas e dilatadas, aparecem basicamente por duas causas: insuficiência venosa e características genéticas. Se você, por exemplo, passar horas do seu dia em pé atendendo o público ou sentado em uma cadeira em frente ao computador deixam boa parte do nosso corpo imóvel, isso não é considerado saudável para a circulação sanguínea. Nestes casos, é necessário arrumar uma maneira de se mexer para favorecer o fluxo do sangue pelo organismo. Abraços.

Maria Helena de Paula

Boa tarde, minha mãe já fez duas cirurgias de varizes por causa de trombose, e foi retirada a safena. Hoje, ela é anticoagulada, faz uso de Marevan, e tem muitas dores nas pernas, com veias muito cheias e a pele escura, e tenho receio de dar trombose novamente. O que fazer neste caso? Ela tem 82 anos, e a cardiologista diz que cirurgia no caso dela não é recomendável.Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Helena, o ideal é que sua mãe siga as recomendações do médico que a acompanha e que ela compareça a consultas regulares. Melhoras para ela. Abraços.

Maria do socorro campos alves

Gostei das informações sobre varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, ficamos felizes que você tenha gostado! Abraços.

Rogério

Gostaria do telefone do consultório desse médico.Obrigado!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rogério, segue o link da página do Dr. Jayme: http://www.jaymealmeida.com.br/
Abraços.

Leila cristina Freitas

Olá faço o tratamento para trombose já 2 anos, o dr disse que já é crônica nas duas pernas mas na perna esquerda e que sofro mas, minha vida hj é usar essa meia insu

Leila cristina Freitas

Olá tinha que fazer uma cirurgia de obstrucao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leila, o médico poderá indicar qual o tratamento ideal para o seu caso. Realize uma consulta com o especialista. Abraços.

Vanessa Teixeira

Bom dia. Fazer a escleroterapia resolve o problema das varizes?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanessa, a escleroterapia é uma das opções tratamento. Realize uma consulta para que o médico avalie qual o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Valdinei antunes lucas

ola boa tardeJá tive duas trombose uma em cada perna,a ultima foi á 4 meses Estou tratando com médico e ele me receitou o Remedio Marevan a qual comecei a tomar quando estava internado!na minha barriga comecou a estourar vei;e está manchado fui no médico a semana passada pediu exame de sangue.Eu irei hoje no Laboratorio pegar exame e marcar retorno com médico!estou com medo porque apareceu estas manchas na minha barriga!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdinei, não sofra por antecipação, leve os exames para o médico e siga as recomendações e o tratamento prescrito por ele. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.