search
Título

Varizes: Usar roupas apertadas pode favorecer o aparecimento da doença?

Uncategorized

Por

As varizes podem se desenvolver por diferentes motivos e o uso de roupas apertadas é um deles. No entanto, apenas as peças realmente muito justas têm potencial para causar o problema. De acordo com o angiologista Jayme Ramos, na verdade, roupas apertadas contribuem pouco para o aparecimento de varizes e vasinhos tortuosos nas pernas.
“A roupa teria que ser muito apertada e usada continuamente para influenciar de alguma maneira no desenvolvimento da doença. E mesmo assim estaríamos falando de roupas com efeito semelhante às de antigamente, como aquelas cintas abdominais. Se estamos falando de calças e afins, então a resposta é que não contribuem para o aparecimento de doença varicosa”, esclarece o profissional.

Causas e consequências das varizes


As varizes, que são veias torcidas e dilatadas, aparecem basicamente por duas causas: insuficiência venosa e características genéticas. “A primeira é uma situação de sobrecarga do nosso sistema venoso que leva à deformação das veias com o tempo. A segunda é herdada por genes familiares”, explica Jayme.

Os principais males que surgem a partir das varizes são dor em membros inferiores, formação de úlceras, infecções e desenvolvimento de inflamações (flebites). “Essas inflamações podem se degenerar em tromboflebites, facilitando o aparecimento de trombose. Podem também servir de porta de entrada para microrganismos, quando formam úlceras, levando a infecções graves”.

Como tratar as varizes?


Segundo o médico, as varizes devem ser tratadas com medicamentos como os venotônicos, aplicação de soluções esclerosantes, laser, radiofrequência, cirurgia e terapia compressiva. “Cuidados gerais como evitar ganhar peso, diminuir o uso de hormônios, evitar sedentarismo, dentre outros, são fundamentais também”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes