Quais medidas podem ajudar no início do tratamento contra obesidade?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais medidas podem ajudar no início do tratamento contra obesidade?

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, dentro deste grupo, 18,9% das pessoas são obesas, segundo o Ministério da Saúde. A obesidade é uma doença crônica e facilita o surgimento de diabetes, depressão, infertilidade, além de problemas cardiovasculares e respiratórios. Por isso, você não deve perder tempo: a primeira medida para tratá-la é procurar um médico especialista.

Tratamento da obesidade passa por mudanças no estilo de vida


Como
a obesidade é uma doença multifatorial e seu corpo responderá ao tratamento de forma diferente de outra pessoa, cada paciente precisa de orientações específicas. “A tendência atual é avaliar e tratar a obesidade como uma doença que apresenta várias nuances. Deve-se dar atenção às necessidades de cada paciente para a escolha do tratamento adequado”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Apesar das variações, uma coisa é certa: “Tanto a prevenção do ganho de peso como o tratamento da obesidade devem se basear na mudança de hábitos de vida e no controle da ingestão alimentar”, explica a especialista. A falta de controle sobre o que comemos resulta em um desequilíbrio no apetite e na sensação de saciedade, influenciando o ganho de peso.

Comer bem é uma das principais medidas para iniciar o tratamento contra a obesidade


Mudanças na alimentação
, como uma reeducação alimentar, são necessárias não apenas para que você consiga perder peso, especialmente no início do tratamento, mas também para que aprenda a comer com mais saúde. Frutas, verduras e legumes devem ser prioridade no cardápio, enquanto comidas gordurosas e prontas, álcool e refrigerantes devem ser reduzidos drasticamente.

Para tornar o emagrecimento mais eficaz, aposte ainda na prática de atividades físicas. “Devemos dar atenção à qualidade do sono, aos níveis de estresse e ao tempo em que passamos em frente às telas de computadores, celulares e tablets, procurando aumentar os níveis de atividade física”, destaca Daniele. Qualquer exercício costuma ser benéfico, mas os aeróbicos, como caminhadas e corridas, são os que emagrecem mais rapidamente.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais medidas podem ajudar no início do tratamento contra obesidade?"

Luciana braga

Pedaln consigo pede a barriga

Cuidados Pela Vida

Oi Luciana, no tratamento do processo de emagrecimento, cada corpo responderá ao tratamento de forma diferente de outra pessoa, por isso cada paciente precisa de orientações específicas, recomendamos que você realize uma consulta com um endocrinologista ou uma nutricionista.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.