search
    Título

    Quais alimentos são os maiores vilões para engordar?

    Cuidados e Bem-estar
    Emagrecimento

    Por

    Engordar está muitas vezes associado a uma alimentação ruim, o que hoje em dia é muito comum entre as pessoas, já que a vida corrida faz com que elas optem por fast food, industrializados e afins, os quais são extremamente calóricos e pouco nutritivos. Com isso, o aumento na medida marcada na balança acaba sendo inevitável.
    “Sem dúvida, os maiores vilões do ganho de peso são a farinha refinada (branca) e o açúcar refinado”, afirma a nutricionista Daniella Chein. Estes componentes estão presentes em doces, tortas, refrigerantes, pão branco, salgados, batata frita, purê, arroz branco, pizza, macarrão, biscoito, dentre outros.

    Açúcar e farinha branca engordam e trazem riscos à saúde


    A profissional explica que os açúcares e a farinha aumentam muito a insulina corporal, o que contribui para o ganho de peso. “A insulina é como uma chave que abre as fechaduras das células do corpo para que a glicose (açúcar no sangue) entre e seja usada para gerar energia. Quando a glicose torna-se disponível, o corpo armazena tudo nos adipócitos sob a forma de gordura”.

    Além de engordar, a farinha branca e o açúcar trazem riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, prejudicando também o funcionamento do intestino. Tais substâncias carregam todos esses riscos pois são pobres em nutrientes e possuem alto índice glicêmico, aumentando a taxa de glicose no sangue.

    Dieta saudável para não engordar


    “Todos os alimentos que chamamos de alimentos de verdade, totalmente naturais, que não são industrializados, estão permitidos. Por exemplo, frutas, legumes, grãos, oleaginosas, peixe e carnes magras”, comenta Daniella. A farinha integral é uma alternativa para substituir a farinha branca, já que mantém em sua composição fibras e alguns nutrientes como magnésio, zinco, selênio e as vitaminas B1 e B6.  

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes