AchèAchè
search
Título

Uma boa noite de sono ajuda a emagrecer?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Quem quer perder peso sabe que as principais medidas indicadas por médicos e até mesmo por amigos e familiares leigos é a prática de exercícios físicos e mudanças na dieta, que deve privilegiar alimentos saudáveis, com pouco sódio e gordura. O que nem todo mundo sabe é que até mesmo uma boa noite de sono pode ajudar o corpo a perder aqueles quilinhos extras.
Segundo a nutróloga Paula Whyte, dormir bem é vital para as pessoas que desejam emagrecer: “Uma boa noite de sono vai te ajudar a manter um bom equilíbrio na liberação dos neurotransmissores, possibilitando a obtenção de bons resultados no emagrecimento, quando aliados a uma dieta saudável e a prática regular de atividade física”.

Número de horas dormidas influencia no processo de emagrecimento


Mas, diante de dificuldades para dormir, o corpo reage de forma contrária e pode acabar engordando. “Quando o sono é deficiente, ocorre uma dessincronização do ciclo circadiano e, com isso, os níveis plasmáticos de grelina, o hormônio responsável pela fome, aumentam, enquanto os de leptina, o hormônio da saciedade, diminuem”, afirma a médica. Este ciclo também é chamado de relógio biológico.

Além da qualidade do sono, a quantidade de horas dormidas por noite também importa para emagrecer. Em um estudo divulgado na publicação Annals of Internal Medicine, um grupo de 10 voluntários com sobrepeso foi submetido a uma dieta associada a mudanças no sono. Numa primeira etapa, os voluntários dormiram por 7,2 horas e perderam 6 quilos. Já na segunda etapa, dormiram apenas 5,5 horas e só emagreceram cerca de 3 quilos.  

Quem dorme pouco pode se tornar obeso


De acordo com Paula, um indivíduo que dorme pouco passa por mudanças no organismo que o tornam mais suscetível a doenças: “A privação do sono leva a um aumento da liberação do cortisol. Esse hormônio, quando em níveis elevados, promove um desequilíbrio glicêmico e a liberação de neurotransmissores responsáveis pela fome e saciedade, predispondo a resistência insulínica, diabetes e obesidade”.

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes