search
    Título

    Não largue o tratamento! Você sabia que corre mais riscos de picos de pressão?

    Hipertensão

    Por

    Depois de receber o diagnóstico da hipertensão e de iniciar o tratamento da doença, é hora de seguir à risca a prescrição médica. É possível estabilizar a pressão arterial, desde que as medidas indicadas por seu cardiologista não sejam deixadas de lado. Mas, se o tratamento não for levado a sério, existe o grave risco de você sofrer com os picos de pressão.

    Efeitos dos remédios para hipertensão duram até 24 horas


    Se você é um dos pacientes que vive
    esquecendo de tomar o medicamento indicado pelo médico, redobre a atenção. “As medicações não têm efeito prolongado no corpo. Os remédios duram no máximo 24 horas na circulação e, por isso, devem ser tomados regularmente e diariamente”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.
    Ao deixar de consumir a medicação da forma indicada, você está mais sujeito aos picos de pressão, que aumentam o risco de formação de aneurismas, que são dilatações e fragilidade dos vasos sanguíneos. O problema não para por aí, como explica a profissional: “Outras complicações da pressão arterial não tratada são infarto, derrame, insuficiência dos rins, dilatação do coração, cegueira por derrame ocular e sangramento nasal“.

    Mudanças na dieta também podem fazer parte do tratamento da pressão alta


    Uma das maneiras de se lembrar da medicação é, quando possível, tomá-la antes ou depois de uma refeição. Vale também utilizar um calendário e riscar os dias conforme for tomando o remédio. Se você é mais ligado à tecnologia, instale um dos aplicativos disponíveis para celular que enviam lembretes diários para te lembrar do remédio.

    No entanto, o tratamento da hipertensão não se resume apenas à medicação e outras medidas são também essenciais para evitar os picos de pressão. “É muito importante reduzir o sal da alimentação, evitar temperos prontos, embutidos, enlatados, alimentos em conserva de sal, fast food, biscoitos, refrigerantes e álcool”, recomenda a especialista. Beba bastante água e dê mais destaque para frutas, verduras, legumes e alimentos integrais ricos em fibras.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes