search
Título

Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?

Hipertensão

Por

Os sangramentos nasais, conhecidos na linguagem médica como epistaxe, são episódios que assustam qualquer pessoa, afinal, é difícil manter a calma ao ver o próprio rosto ou de algum parente sangrando. O problema é causado mais frequentemente por traumas, como o hábito de retirar a secreção do nariz, e por doenças mais raras, como tumores nasais.

Pressão muito alta nos vasos sanguíneos

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema.

Os pacientes hipertensos não costumam apresentar sintomas. As exceções estão em alguns casos de descontrole da doença e nos casos de picos de pressão, como acontece com os sangramentos nasais. “A hipertensão é traiçoeira. Mesmo quando ela está descontrolada, machucando nossos vasos sanguíneos do cérebro, coração, rins e olhos, ela pode não trazer nenhum sintoma”, pondera o médico.

Tratamento o quanto antes

O prejuízo só será notado em médio e longo prazo, quando as consequências da hipertensão descontrolada começarem a aparecer. Por causa da ausência de sintomas, é comum que não sejam tomadas atitudes para resolver o problema. “Isso faz com que a pessoa portadora de pressão descontrolada tenha um risco muito maior para infarto, derrame e insuficiência renal quando comparada aos que conseguiram controlá-la”, explica o cardiologista.

A recomendação médica é nunca esperar o surgimento de sintomas para desconfiar de uma hipertensão ou de uma hipertensão descontrolada. É preciso fazer medições periódicas em casa ou em consultas com profissionais da área da saúde, para controlar o problema e obter o máximo proveito do tratamento.

Dr. Francisco Flavio Costa Filho é formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes