Existem diversos fatores que provocam picos de pressão alta ou baixa no dia a dia. Cada uma dessas situações podem não apresentar sintomas, mas podem dar sinais: dor de cabeça e convulsões, no caso da elevação, e tontura e fadiga, para a queda da pressão. Algumas medidas, entretanto, ajudam a normalizá-la depois do pico.
Água e sal podem normalizar a pressão baixa
“Se a pessoa está muito sintomática, com níveis pressóricos baixos, beber um copo de água e deitar com as pernas para cima são atitudes que podem ajudar a elevar a pressão rapidamente e resolver aqueles sintomas desagradáveis de queda de pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
Aquela tradicional orientação de comer sal de cozinha puro também pode auxiliar durante um pico de pressão baixa, segundo o profissional. Por outro lado, ele alerta que é fundamental ter cautela quanto à quantidade de sal que será consumido. Em exagero, o ingrediente pode levar o quadro do paciente ao outro extremo, uma pressão muito alta.
O que fazer quando está com a pressão alta
Automedicação não é indicada nos casos de picos de pressão alta!
Quando a pressão arterial sobe demais e provoca sintomas, a dica é procurar atendimento médico. “O ideal é ir a um pronto-socorro para receber tratamento a fim de aliviar os sintomas, controlar a pressão e descartar as formas mais graves de elevação da pressão, como a encefalopatia hipertensiva, infarto agudo, dissecção de aorta ou edema agudo pulmonar”, explica o especialista.
O cardiologista também afirma que nenhuma medida caseira deve substituir uma consulta e tratamento especializado. “O que parece apenas uma queda da pressão pode estar associado a uma infecção generalizada e medidas para tentar elevá-la em casa podem só retardar o diagnóstico e o início do tratamento”, alerta o cardiologista.
Os casos de pressão alta devem ser acompanhados por médicos e o tratamento da pressão alta envolve:
- Dieta com baixo teor de sal;
- Controle do estresse;
- Manter uma rotina de exercícios físicos;
- Evitar o hábito de fumar;
- Tomar o remédio indicado pelo profissional de forma correta.