search
Título

O que fazer pós picos de pressão baixa ou alta, recomendações especiais

Hipertensão
Sintomas

Por Dr. Francisco Flávio Costa Filho

14 de agosto de 2017

Existem diversos fatores que provocam picos de pressão alta ou baixa no dia a dia. Cada uma dessas situações podem não apresentar sintomas, mas podem dar sinais: dor de cabeça e convulsões, no caso da elevação, e tontura e fadiga, para a queda da pressão. Algumas medidas, entretanto, ajudam a normalizá-la depois do pico.

Água e sal podem normalizar a pressão baixa

“Se a pessoa está muito sintomática, com níveis pressóricos baixos, beber um copo de água e deitar com as pernas para cima são atitudes que podem ajudar a elevar a pressão rapidamente e resolver aqueles sintomas desagradáveis de queda de pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
Aquela tradicional orientação de comer sal de cozinha puro também pode auxiliar durante um pico de pressão baixa, segundo o profissional. Por outro lado, ele alerta que é fundamental ter cautela quanto à quantidade de sal que será consumido. Em exagero, o ingrediente pode levar o quadro do paciente ao outro extremo, uma pressão muito alta.

O que fazer quando está com a pressão alta

Automedicação não é indicada nos casos de picos de pressão alta!
Quando a pressão arterial sobe demais e provoca sintomas, a dica é procurar atendimento médico. “O ideal é ir a um pronto-socorro para receber tratamento a fim de aliviar os sintomas, controlar a pressão e descartar as formas mais graves de elevação da pressão, como a encefalopatia hipertensiva, infarto agudo, dissecção de aorta ou edema agudo pulmonar”, explica o especialista.
O cardiologista também afirma que nenhuma medida caseira deve substituir uma consulta e tratamento especializado. “O que parece apenas uma queda da pressão pode estar associado a uma infecção generalizada e medidas para tentar elevá-la em casa podem só retardar o diagnóstico e o início do tratamento”, alerta o cardiologista.
Os casos de pressão alta devem ser acompanhados por médicos e o tratamento da pressão alta envolve:

  • Dieta com baixo teor de sal;
  • Controle do estresse;
  • Manter uma rotina de exercícios físicos;
  • Evitar o hábito de fumar;
  • Tomar o remédio indicado pelo profissional de forma correta.

 

Newsletter
Tags
pressão baixo
pressão-alta
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes