Pressão alta: caminhadas podem ajudar a controlar a doença?


  • +A
  • -A

A prática de exercícios é parte importante do tratamento contra a hipertensão, pois ajuda a controlar a doença. Junto de outras medidas, como adoção de dieta saudável e uso de medicamento específico para o problema, a atividade física ajuda a evitar o aumento da pressão arterial ao impedir que os vasos sanguíneos fiquem estreitos, permitindo que o fluxo sanguíneo corra normalmente.  

“A prática de exercícios físicos faz com que ocorra o processo de vasodilatação, que consiste no aumento do calibre dos vasos. Isso permite que o sangue se desloque com mais facilidade por todo o corpo. Essa alteração ocorre por liberações hormonais e contribui para a queda da pressão arterial”, explica a cardiologista Caroline Nagano.

Benefícios da caminhada para a saúde cardiovascular


Além disso, os exercícios ajudam no
controle de ansiedade e estresse, que também interferem na pressão. “Qualquer exercício físico moderado conseguirá trazer os efeitos agudos (da sessão única de exercício) ou crônicos (secundários à prática constante de exercícios)”, afirma a cardiologista.

A caminhada pode contribuir para o controle da hipertensão arterial, mas deve ser realizada em intensidade moderada. “Caso seja realizada em um ritmo que deixe a pessoa se sentindo mais do que ligeiramente cansada, sem conseguir conversar com quem estiver do lado, por exemplo, poderá ser perigosa”, alerta Caroline.

Natação, dança e ginástica também ajudam a controlar a pressão alta


Segundo a especialista, são necessários pelo menos 150 minutos semanais de atividade física para que os benefícios para a saúde cardíaca sejam obtidos. “Você pode fazer, por exemplo, três vezes de 50 minutos ou cinco vezes de 30 minutos, como for melhor. Vale ressaltar que outras
atividades aeróbicas, como natação, corrida, dança, bicicleta e ginástica também são recomendadas, desde que praticadas em intensidade moderada”, completa Caroline.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
atividade-fisica
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pressão alta: caminhadas podem ajudar a controlar a doença?"

Fernanda

Adorei muito bom mesmo muitas coisas importantes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernanda, continue por aqui para continuar tendo acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.