search
    Título

    O estresse aumenta as chances de sofrermos com a pressão alta?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta a saúde de todo o sistema cardiovascular, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais para que o sangue circule e o coração mantenha seu funcionamento. O problema já é grave por si só, entretanto, alguns fatores como o estresse podem prejudicar ainda mais a pressão alta.

    Estresse aumenta risco de complicações da hipertensão


    “A hipertensão é uma doença que aumenta o risco de infarto, derrame cerebral, problemas nos rins e na visão. Pessoas hipertensas e estressadas têm
    risco de maior de desenvolver essas complicações“, alerta o cardiologista Paulo Sadala.
    Situações frequentes de estresse deixam o corpo constantemente em um estado de alerta, graças à liberação de hormônios, como a adrenalina. O resultado dessa descarga hormonal é uma maior contração das paredes dos vasos sanguíneos que contribui para que a pressão arterial continue aumentando.   

    Estresse é fator de risco para desenvolvimento da hipertensão


    Por outro lado, mesmo quem não tem hipertensão deve se preocupar com o estresse. “O estresse é mais um dos principais
    fatores de risco para a hipertensão, sendo que este é um fator extremamente prevalente nos dias atuais”, destaca o profissional. O perigo é consideravelmente maior para quem também é sedentário e tem casos de pressão alta na família.
    Para evitar qualquer complicação ou até mesmo para prevenir a hipertensão, não tem outro jeito: “O ideal é retirarmos esse fator de risco. No entanto, nos dias de hoje e com a vida que levamos, é praticamente impossível”. Para quem está sempre estressado, mudanças no estilo de vida são essenciais, buscando empregos mais tranquilos e cidades mais calmas para morar.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes