A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta a saúde de todo o sistema cardiovascular, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais para que o sangue circule e o coração mantenha seu funcionamento. O problema já é grave por si só, entretanto, alguns fatores como o estresse podem prejudicar ainda mais a pressão alta.
Estresse aumenta risco de complicações da hipertensão
“A hipertensão é uma doença que aumenta o risco de infarto, derrame cerebral, problemas nos rins e na visão. Pessoas hipertensas e estressadas têm risco de maior de desenvolver essas complicações“, alerta o cardiologista Paulo Sadala.
Situações frequentes de estresse deixam o corpo constantemente em um estado de alerta, graças à liberação de hormônios, como a adrenalina. O resultado dessa descarga hormonal é uma maior contração das paredes dos vasos sanguíneos que contribui para que a pressão arterial continue aumentando.
Estresse é fator de risco para desenvolvimento da hipertensão
Por outro lado, mesmo quem não tem hipertensão deve se preocupar com o estresse. “O estresse é mais um dos principais fatores de risco para a hipertensão, sendo que este é um fator extremamente prevalente nos dias atuais”, destaca o profissional. O perigo é consideravelmente maior para quem também é sedentário e tem casos de pressão alta na família.
Para evitar qualquer complicação ou até mesmo para prevenir a hipertensão, não tem outro jeito: “O ideal é retirarmos esse fator de risco. No entanto, nos dias de hoje e com a vida que levamos, é praticamente impossível”. Para quem está sempre estressado, mudanças no estilo de vida são essenciais, buscando empregos mais tranquilos e cidades mais calmas para morar.
Foto: Shutterstock