search
Título

Menos estresse no dia a dia: o que fazer para reduzir o estresse?

Hipertensão
Sintomas

Por

As doenças cardiovasculares normalmente transcorrem de maneira silenciosa, o que facilita que as pessoas sigam uma vida desregrada em relação à saúde do coração. Afinal, quando nada de estranho acontece, fica a impressão de que está tudo bem. Para evitar ser pego de surpresa, é essencial buscar ter uma boa qualidade de vida, mantendo hábitos saudáveis no dia a dia.

Repouso, alimentação saudável e prática de exercícios físicos ajudam a aliviar o estresse


O estresse do dia a dia é um dos fatores que contribui para o aparecimento de problemas cardíacos
, então deve ser evitado o máximo possível. É claro que quem trabalha e tem muitas responsabilidades não vai conseguir ficar relaxado sempre, mas tentar aliviar a tensão com práticas saudáveis será sempre importante.

Repouso, alimentação adequada e fazer exercício físico regularmente são a chave para evitar o estresse e os problemas cardiovasculares que podem surgir como consequência”, afirma o cardiologista Rafael Santos. “Também é interessante reduzir o excesso de peso, cessar o tabagismo, evitar o consumo de álcool e reduzir o sal dos alimentos”.

Entendendo os efeitos do estresse no coração


Conforme explica o especialista, o estresse provoca a liberação de substâncias no nosso organismo (como a adrenalina, por exemplo) que ocasionam o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. “Isto a longo prazo pode ajudar no desencadear de hipertensão arterial e arritmias cardíacas”.


Além do estresse em si, a percepção do mesmo pode ser crucial para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Por exemplo, se duas pessoas contam diariamente com o mesmo nível de estresse, mas uma encara as situações estressantes com leveza e otimismo e a outra costuma se desesperar e ser reativa, a primeira tende a sofrer menos impactos no coração do que a segunda.  
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes