AchèAchè
search
Título

Por que a hipertensão é considerada uma doença silenciosa?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

A hipertensão atinge, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Um dos principais problemas que a cercam é a ausência de sintomas em boa parte dos casos, motivo pelo qual é chamada de doença silenciosa.

A hipertensão dificilmente apresenta sintomas

“Na grande maioria das vezes, a pressão alta é assintomática. Muitos pacientes não sabem que tem e, consequentemente, não buscam tratamento”, alerta o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. Os sintomas costumam aparecer apenas em casos em que há um descontrole rápido da pressão. Quem sofre são os órgãos-alvos: coração, cérebro, rins e olhos.
“Nesses casos em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave. O hipertenso deve procurar atendimento médico o mais rápido possível”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini. Os sintomas mais comuns são dor forte no peito, na cabeça e na nuca, tontura, convulsões, falta de ar e escurecimento visual.

Cefaleia e náuseas podem surgir em casos menos frequentes

Há outros casos menos frequentes de pacientes hipertensos em que há o surgimento de sintomas. A encefalopatia hipertensiva, por exemplo, é uma disfunção causada por um súbito aumento da pressão arterial e que provoca náuseas, vômitos, cefaleia e dificuldade de enxergar. O edema agudo pulmonar tem a mesma causa e leva ao acúmulo de líquido no pulmão.
Como dificilmente há sintomas, é importante que todos meçam a pressão arterial de tempos em tempos para checar se os níveis estão adequados. A aferição deve ser feita com o paciente sentado e relaxado, com pernas descruzadas, após cinco minutos de repouso e sem ter praticado exercícios físicos durante uma hora. O consumo de cigarros, café, bebidas alcoólicas e energéticos deve ser interrompido pelo menos 30 minutos antes.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes