A musculação pode ajudar a manter os níveis de pressão arterial sob controle?

  • +A
  • -A

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que os pacientes hipertensos não deveriam fazer musculação para evitar o risco de piorar a doença. Hoje, sabe-se que a atividade pode ajudar na estabilização da pressão arterial. No entanto, como a hipertensão não é uma doença simples, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar os exercícios propostos pelo preparador físico.

Musculação auxilia no controle da pressão arterial

Os exercícios resistidos, ou seja, aqueles que buscam melhorar a força e a resistência muscular, diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra, grupo em que a musculação está inserida, são importantes para o tratamento da hipertensão, ajudando a reduzir a pressão arterial e a mantê-la controlada. Para isso, devem ser praticados regularmente e com supervisão de um profissional capacitado.

Entretanto, “a musculação tem menor efeito no controle pressórico que os exercícios aeróbicos, segundo alguns poucos estudos”, afirma a cardiologista Caroline Nagano. “A musculação tem resultados melhores nos pacientes pré-hipertensos do que naqueles já hipertensos”, complementa a especialista.

Esteira e natação podem ser combinadas à musculação

Apesar de a musculação ajudar a manter a pressão arterial sob controle, a prática só deverá ser iniciada se a hipertensão já estiver controlada. “Pacientes com níveis de pressão acima de 180x110mmHg não deverão iniciar os exercícios. Pessoas com lesões ortopédicas prévias também deverão ter cuidado para não agravar as lesões com os exercícios”, explica a médica.

Uma boa opção para o tratamento da pressão alta é combinar a musculação com a prática de outras atividades físicas. A cardiologista recomenda os exercícios aeróbicos, como natação, corrida e tênis, e na academia, esteira, bicicleta e transport, um equipamento que simula movimentos parecidos com a esteira e ajuda a emagrecer sem causar tanto impacto nos joelhos.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
atividade-fisica
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A musculação pode ajudar a manter os níveis de pressão arterial sob controle?"

Jovani Alves

O uso de suplementos combinados como: wey proteim, creatina e BCAA; podem trazer algum malefício para o praticante de musculação hipertenso??Ou posso continuar usando normalmente?Minha pressão tem a média de 13×10..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jovani, somente diante de uma consulta presencial com o cardiologista será possível identificar se essas substancias causam algum maleficio ou não. O mais importante no momento é buscar ajuda profissional consulte seu médico para tratar a hipertensão de forma adequada e mais apropriada para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.