Quanto tempo o vírus do herpes sobrevive fora do corpo humano?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriella Albuquerque
- +A
- -A
O vírus do herpes é conhecido por causar infecções cujos principais sinais são bolhas e feridas na pele, tanto na região da boca quanto na região genital. A transmissão é feita pelo contato com alguém infectado pelo vírus, seja por meio da mucosa, da saliva ou pelo contato direto com uma lesão. Entretanto, há ainda outra forma de contágio.
“Por ser um vírus que fica dentro da célula, ele não sobrevive longe do corpo humano. Entretanto, seus restos podem ficar em fômites, restos de cabelos e unhas, e permanecer por um período no material de uso, sendo possível a sua disseminação por meio de objetos infectados”, alerta a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Como evitar o contágio do herpes?
O vírus do herpes consegue sobreviver por um curto tempo fora do corpo, morrendo em apenas algumas horas, em boa parte dos casos. “Para prevenir sua contaminação, é importante evitar o contato íntimo com a pessoa infectada, ou seja, evitar beijo na boca e contato sexual“, orienta a médica.
É importante também não compartilhar copos, talheres, toalhas e outros utensílios e objetos de uso comum, mesmo que o contágio por esses meios não seja tão frequente. Para gestantes com infecção ativa no momento do parto, é recomendada a realização de cesariana. É aconselhado também que pacientes infectados pelo vírus evitem o contato com recém-nascidos e pessoas com o sistema imunológico fragilizado.
Como é feito o tratamento do vírus do herpes?
Além das feridas, o herpes também causa febre no primeiro episódio de infecção. Diante dos sinais e sintomas, é importante procurar a ajuda de um profissional para realizar o tratamento. Entre as medidas mais indicadas estão o uso de medicamentos antivirais e o uso de substâncias que ajudam a aliviar a dor e acelerar a cicatrização das feridas causadas pelo vírus, como a lisina, um aminoácido encontrado na alimentação, mas que pode ser suplementado.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriella Albuquerque
Dermatologia
CRM: 71503-4 / RJ
- 42 comentários para "Quanto tempo o vírus do herpes sobrevive fora do corpo humano?"
-
Jorge Makoto Shinhe
– A primeira manifestação de herpes foi nos lábios, foi em 1984, eu tinha 33 anos e ela se manifestava mais ou menos a cada periódo de completar menos de um (1) ano. Ela sempre me incomodou ano após ano. Até que em 1997 estava no Japão e estava esquecido da herpes porque ela não se manifestava há anos, no meio desse ano deu umas coceiras no peito e nas costa, no peitoral vi uns sinal vermelho que parecia picada de pernilongos. Mas ao longo de uma semana percebi que não era picadas de mosquitos. Tinha de três(3) a seis (6) pontos e formavam pequenas bolinhas. Na minha costa devia estar do mesmo modo. As coceiras me fez procurar um clínico geral o qual me encaminhou para outro médico especialista que receitou o tratamento. Só usei pomadinha e um vidrinho com um líquido escuro de odor penetrante. Em seis (6) meses com esse tratamento tudo desapareceu e até agora a Herpes manifestada no meu corpo continua adormecido. O labial faz mais de dois (2) anos que dorme. Daqui prá frente não sei o que será! 07/09/2017 Ke MIYURA.
-
Gabriela
Bom dia, gostaria de tirar umas dúvidas tenho herpes genital a anos as vezes ela se manifesta sempre tratei com a pomada nunca com comprimido, dura cerca de cinco dias quando ataca, sou mãe tive uma gravidez tranquila, fiz a cesariana, meu esposo até hoje não manifestou a doença, somos casados a seis anos, é possível ele não ter? herpes pode ser pega no vaso sanitário morro de preocupação de transmitir para as pessoas, quando estou ativa eu nem sento no vaso de tanto medo, e quanto a lavagem de roupas íntimas sempre lavo minhas calçinhas no chuveiro, tenho um lugar no varal só pra elas e para a minha toalha, só a toalha que é lavada na máquina de lavar, eu tomo todos os cuidados, passo todas as minhas calçinhas sempre tive esse hábito, eu vivo muito preocupada, me ajude a esclarecer essas dúvidas?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Gabriela, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. O vírus da Herpes é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas; de mãe para filho na gestação ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, assim o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões. Abraços.
-
Emanuelle Priscila da Silva
Meu pai teve herpes zoster pela primeira vez a dez dias atrás, antes disto, não sabia nada sobre a doença. No momento está em tratamento pois a crise foi bem agressiva atingindo o olho direito. Minha dúvida é, corro risco de ser contaminada lavando a roupa dele na mesma máquina que lavo as minhas roupas? Se possível me esclarecer todas as formas de contágio, eu agradeceria! Pois estou lendo e ouvindo várias coisas que hora me deixam tranquila e outras com medo de ter contraído ou vim a contraí a doença.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Emanuelle, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “O vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação“. Até mesmo o beijo pode transmitir o vírus se houver lesões ativas, mas a saliva sozinha não é um material infectante. O contato indireto com por meio do compartilhamento de objetos de uso comum, como talheres, copos e outros utensílios de cozinha sem lavar, também é uma forma de contágio, desde que o objeto tenha encostado nas lesões.
-
José Carlos
Eu tenho herpes genital a um ano já não sei mais como fazer tomo aciclovir de 400mg término o tratamento menos de 2 semanas volta tudo,por favor me indique um medicamento, caso exista outros… já não aguento mais..
CUIDADOS PELA VIDA
OI José Carlos, a volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.
-
Andréa
Bom dia! Ha 15 dias fui acometida pelo herpes zoster e apesar das lesoes terem sarado, sinto dores no local e uma dormencia. O que devo fazer?
-
ANAPAULA
OLÁ.O PAI DOS MEUS FILHOS ESTÁ COM HERPES NAS COSTAS. JÁ ESTÁ EM TRATAMENTO. PREOCUPO-ME DE QUE AS ROUPAS DE CAMA, COLCHÃO, SOFÁ, OU QUALQUER LOCAL QUE POSSA TER TIDO CONTATO COM A FERIDA DELE, POSSA ESTAR CONTAMINADO. ISTO PROCEDE?COMO SABER SE ESSES LOCAIS MENCIONADOS, NÃO ESTÃO CONTAMINADOS, JÁ QUE É COMUM FICAR SEM CAMISA E ENCOSTAR NESSES LOCAIS. É NECESSÁRIO ALGUMA LIMPEZA ESPECÍFICA PARA ESSES LOCAIS?
-
Lilian
Vai completar 1 mês que estou com herpes labial. Quando as bolinhas surgiram elas se pareciam muito com espinhas pois já tive espinhas no mesmo local. Demorei a iniciar o tratamento por isso. Comecei com 10 dias de pomada aciclovir. As bolinhas saíram, mas, ainda tem uma ulceração. Por isso, a médica entrou com aciclovir em comprimidos. Já estou no quinto dia e não vejo melhora significativa. É normal essa demora? Devo usar a pomada junto com o comprimido? Não fui orientada a respeito.
-
Samuel Fernando
Tenho 36 anos estou com Herpes nas costa como no lado direito da barriga jã fui ao medico deu mim alguns comprimidos doí tanto.
-
Beatriz
Olá vim descobrir que tenho herpse labial uns dias não consigo comer nem toma água pq doi quantos dias eu ficará desse jeito?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Beatriz, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quais-sao-estagios-herpes-labial
Abraços. -
Laissa
Eu tive o primeiro episódio do hpv a um ano e cinco meses. Ah cinco dias deu de novo estou passando aciclovir e tomando uma cápsula que contém unha de gato, uxi amarelo e barbatimão estou comendo muitos legumes e frutas. Eu preciso que as feridas curem logo, pois vou fazer uma operação na verilha hérnia e não quero que no dia esteja com as feridas. O que eu devo tomar pra cicatrizar logo?
-
jurandir
Tenho herpes a 1 ano e pouco, e ela vem sendo recorrente sempre… tenho herpes todos os meses.a vida começou a ficar sem sentido, porque estou vivendo pra curar ela, minha relações sexuais diminuíram drasticamente porque quase sempre tenho reincidência.gostaria de uma solução pra isso.se tiver alguém que vocês possam indicar, um especialista, um macumbeiro ou qualquer ser que possa resolver ou me da uma luz pra melhorar esse convívio.
-
Julia
Boa noite, compartilhei um cigarro com uma amiga q estava com as lesões expostas e só depois me atentei q aquilo seria herpes. Agora estou bastante preocupada, pq passamos um dia juntas e talvez tenhamos bebido no mesmo copo tb? Posso ter sido contaminada com o virus? Oq fazer para acabar com essa duvida ?Grata
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Julia, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus da herpes, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença (sugerimos a leitura da matéria completa em https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/herpes-nunca-manifestar-feridas). Para o diagnóstico do vírus, o médico pode solicitar exames como: Teste NAT (Amplificação de Ácidos Nucleicos) coletando uma amostra da região afetada e enviando-a para análise; um exame de sangue para detectar os anticorpos do vírus da herpes na corrente sanguínea; e também pode coletar uma amostra de tecido raspando a lesão e enviá-la a um laboratório capaz de detectar o vírus da herpes. Sugerimos que você realize uma consulta para que o médico possa solicitar os exames adequados. Abraços.
-
Mag
oi eu queria muito saber quanto tempo o virus da herpes labial sobrevive fora do corpo, o artigo menciona algumas horas mas de quantas horas aproximadamente ?????
-
angela
Minha sogra teve herpes a mais de 1 ano das costas até o seio e o virus alojou no nervo,ela ja foi em vários médicos ,tomou vários remédios,injeção,até laser,e a dor não passa.Oque fazer?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Angela. O herpes-zóster é uma infecção frequentemente chamada de cobreiro, pode surgir em outras partes do corpo e a doença se manifesta de uma forma diferente. Depois de uma crise, o vírus permanece alojado no corpo, como se estivesse adormecido, até voltar a desenvolver os sintomas em algum momento da vida. Há tratamentos que ajudam a diminuir a recorrência do vírus, fazendo com que apareça só a cada seis meses ou até mais, por exemplo. Para isso, recomendamos que procurem um dermatologista para indicar a melhor terapêutica de acordo com o quadro da paciente. Desejamos sucesso no tratamento!
-
Fernanda
Olá, tenho herpes gental tem quase 3 anos e nao faço tratamento tenho perigo de parar internada? Motivo não tenho nenhuma renda para tratamento
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Fernanda. Tudo vai depender do diagnóstico feito pelo profissional, depois de fazer todos os exames necessários e constatar o estado em que se encontra, ai o especialista poderá estipular um prognóstico. Para isso, indicamos que procure um sistema único de saúde (SUS), para que inicie o tratamento o quanto antes. Até breve.
-
Gabrielly
Olá, eu descobri recentemente que tenho herpes labial, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, o vírus sobrevive fora do organismo? Por exemplo, a partir do momento que eu toco em algum objeto o vírus morre depois de alguns segundo/minutos ou ele é um vírus resistente?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Gabrielly. Conforme o infectologista Taylor Endrigo Toscano Olivo, “Em superfícies secas, ele pode permanecer vivo por períodos de algumas horas até oito semanas. Esse tempo se torna maior em ambientes úmidos”. Confira a matéria abaixo sobre o assunto. Até breve! https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-herpes-sobrevive-fora-corpo
-
Fabiana
fiz exame de sífilis, hiv, Papanicolau todos deu negativo, pq me apareceu umas bolhas na regiao da virilha apos relação sem camisinha e por ter usado sanobete q n era meu. Mas as bolhas continua aparecendo, o q devo fazer?????
-
Maylane
Candidíase pode aparecer bolhas ao coçar amareladas de pus? E toda vez que a mestruação tá pra ir embora candiase vem e é tão forte que chega a fica vermelha na parte de trás dos grandes lábios só que não é bolha só fica umas mancha vermelha o que pode ser ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maylane. Embora os sintomas possam ser fáceis de identificar: coceira intensa na região genital, vermelhão ou inchaço, placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis, corrimento esbranquiçado com grumos semelhante ao leite talhado, dor ou queimação ao urinar ou durante contato íntimo, existem outros problemas genitais, como vaginite, herpes ou gonorreia, por exemplo, que podem causar sintomas semelhantes, comentam os especialistas.
Assim, a melhor forma de confirmar o diagnóstico consiste em procurar um especialista. Assim, além de identificar o problema, o médico pode ainda avaliar a causa e indicar o tratamento mais adequado. Estimamos melhoras.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.