search
    Título

    Lisina: Conheça os benefícios no combate ao herpes

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Ericka Aguiar e Dra. Karina Lopes

    29 de junho de 2016

    Quem sofre com o virus da herpes sabe que o estilo de vida e, principalmente, a nutrição têm relação direta com a incidência dos surtos. Manter uma vida equilibrada, sem excesso de álcool, com o sono em dia e se alimentando bem são fatores que podem ajudar a manter as erupções do herpes bem longe. Quanto à nutrição correta, o consumo do aminoácido lisina é eficaz no tratamento e prevenção deste problema. Quem explica melhor são as doutoras: dermatologista Ericka Aguiar e dermatologista Karina Lopes.

    Entendendo o vírus do herpes

    Herpes é um vírus facilmente transmitido. Acredita-se que mais de 80% da população mundial seja portadora, porém, apenas algumas pessoas desenvolvem a doença”, destaca a dermatologista. A infecção caracteriza-se pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais, mas que também podem aparecer em outras partes do corpo. O vírus pode ficar latente na pele sem provocar as lesões se houver um bom funcionamento do sistema imunológico do paciente.

    Lisina para que serve?

    A lisina é um aminoácido essencial encontrado em alimentos ou suplementos que pode auxiliar no tratamento e, principalmente, na prevenção das crises de herpes.Quando ingerida, Ela inibe indiretamente a replicação do vírus HSV-1, causador do herpes labial. Isso acontece porque ela compete com a arginina, um aminoácido vital para a replicação desse vírus“, explica a dermatologista Karina Lopes. 
    Além do seu papel contra o vírus da herpes, a lisina serve para auxiliar no tratamento para osteoporose haja vista que aumenta a absorção de cálcio no organismo e também auxilia no desenvolvimento infantil dos ossos e músculos.

    Alimentos ricos em lisina:

    A lisina é um aminoácido presente em diversos alimentos do dia a dia do brasileiro, como:

    • leite e derivados; 
    • carnes e ovos;
    • soja, feijão e lentinha;
    • queijos e iogurte;
    • mamão, manga, damasco, maçã, figo.

    Além da alimentação, o aminoácido também pode ser suplementado na dieta, a lisina natura ou L-Lisina, geralmente encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas. Lembrando sempre que somente seu médico pode indicar a melhor forma de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente.
    É válido reforçar que em episódios do herpes, alimentos como: chocolate, nozes e sementes devem ser evitados pois agravam o quadro da doença, haja vista que são alimentos ricos em arginina.

    Lisina engorda?

    Não existe nenhum estudo científico que correlacione a ingestão de lisina com um aumento de peso, dessa forma, podemos afirmar que a lisina não engorda. Há contudo, de se preocupar com a ingestão em excesso dos alimentos que contém lisina, pois como toda ingestão em excesso, pode levar ao aumento de peso.

    Quais outras medidas podem ser tomadas para evitar o herpes?

    Se o paciente tiver surtos de herpes muito frequentes, é bom reavaliar alguns hábitos e sua alimentação no dia a dia, já que isso pode estar diretamente relacionado com o problema. “Há situações de queda de imunidade ocasionadas por diversos fatores, como doenças associadas, estresse, exposição excessiva ao sol e má alimentação”, finaliza Ericka.

    Newsletter
    Tags
    herpes
    lisina
    tratamento
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes