Esquizofrenia: existem sinais que podem indicar precocemente a doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post Esquizofrenia: existem sinais que podem indicar precocemente a doença?

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que atinge tanto homens quanto mulheres. No entanto, em cada um dos gêneros, o surgimento do transtorno costuma ocorrer em épocas diferentes: nos homens, começa na adolescência, entre os 15 e 25 anos, enquanto nas mulheres, entre os 25 e 35 anos. O diagnóstico ainda nas fases iniciais ajuda no sucesso do tratamento e existem sinais que podem indicar a doença precocemente.

Isolamento de amigos e familiares pode ser sinal de esquizofrenia


“Alguns sinais são comuns antes do primeiro surto e chamam a atenção dos familiares, como alteração do comportamento, retraimento e isolamento social e prejuízo global de seu funcionamento, apresentando atitudes fora do comum e, por vezes, com discurso confuso”, afirma o psiquiatra Gustavo de Carvalho de Araujo.

Ideias de perseguição também são comuns no começo do desenvolvimento da esquizofrenia. Há inúmeros casos de pessoas que acreditam estarem sendo filmadas ou que receberam o implante de um chip em seu corpo, segundo o profissional. As alucinações, como ouvir vozes ou ver pessoas que não existem são outro aspecto frequente.

Procurar tratamento no começo da esquizofrenia ajuda no tratamento


Os pacientes com transtornos mentais, de uma forma geral, não percebem que estão doentes. No caso da esquizofrenia, as alterações no cérebro provocadas pelo distúrbio geram uma ausência total do julgamento crítico, fazendo acreditar que os
delírios e as alucinações realmente são verdade e atrapalhando a busca por ajuda psiquiátrica.

Devido a essa falta de percepção da realidade, a ajuda de pessoas próximas é muito importante. “Aos perceberem mudanças no comportamento, amigos e familiares deverão orientar a procurar ajuda médica especializada o quanto antes para que o tratamento seja adequado e para que paciente não evolua com crises e surtos psicóticos no futuro”, recomenda Gustavo.

Dr. Gustavo de Carvalho Araujo é psiquiatra, formado pela Universidade Severino Sombra (USS) e atua em Goiânia e Iporá (GO). CRM-GO: 12154 – facebook.com/psiquiatradr.gustavoaraujo

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Esquizofrenia: existem sinais que podem indicar precocemente a doença?"

Eunice araujo campelo

Tenho um filho com 39 anos ele tem todos esses sintomas desde 2009, estou passando por problemas sérios porque não consegue emprego, fica trancado no quarto com medo de sair na rua. E não consegue se encostar. Não sei mas o que fazer. Ele está em tratamento psiquiátrico e psicológica, sem nenhum sucesso. Preciso muito de ajuda. Não sei o que pode acontecer com ele. Me ajude obrigada. Eunice Campelo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eunice, é importante que ele faça um acompanhamento periódico com o especialista, ele poderá te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.