search
    Título

    Ouvir vozes é, necessariamente, um sintoma da esquizofrenia?

    Esquizofrenia
    Sintomas

    Por Dra. Júlia Pinto Trindade

    20 de abril de 2018

    Ouvir vozes é um sintoma que pode fazer parte de um quadro de esquizofrenia, mas não é exclusividade deste transtorno. Outros problemas, sejam perturbações mentais ou não, podem cursar com essa percepção. É importante destacar que os pacientes que ouvem vozes acreditam que aquilo de fato é real, o que se difere do pensamento intrusivo.

    Outros transtornos com alucinação auditiva


    “Alucinações auditivas são percepções de sons sem que haja algum estímulo externo. Uma forma comum de alucinação auditiva é ouvir vozes, familiares ou não,
    percebidas como diferentes do pensamento do indivíduo. As alucinações auditivas podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos, como depressão e psicose (mais caracteristicamente associada à esquizofrenia”, explica a psiquiatra Júlia Trindade.

    Segundo a especialista, o conteúdo da voz é claramente identificado e possui uma conotação persecutória ou de comando. Por isso muitas vezes o indivíduo que sofre de algum transtorno mental com audição de vozes fala sozinho, dialogando com um interlocutor que apenas ele escuta. “Ouvir vozes também pode ser um sintoma de epilepsia, surdez, distúrbios do sono ou lesões cerebrais”.

    Sintomas e tratamento da esquizofrenia


    Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem diversas disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum é definitivo. O diagnóstico envolve o reconhecimento de sinais que estejam presentes por pelo menos um mês. “Além da audição de vozes, a esquizofrenia pode ser identificada pelas alucinações, delírios e discurso desorganizado”.

    Todos esses sintomas podem ser controlados por meio da adesão adequada aos principais métodos de tratamento da doença. O uso de medicamentos é a base desse tratamento, com destaque para os antipsicóticos e estabilizadores de humor. Deve-se apostar também em psicoterapias (terapias comportamental, cognitiva, familiar, de grupo, dentre outras).

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    alucinação auditiva
    esquizofrenia
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes