Qual é a diferença entre a artrite reumatoide e a osteoartrite?

  • +A
  • -A

Por mais que apresentem semelhanças, artrite reumatóide e osteoartrite são quadros distintos, com causas e sintomas próprios. De acordo com a reumatologista Lívia Machado, a artrite reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica, que faz com que as células de defesa, por vários motivos, ataquem as articulações, principalmente.

Principais características de artrite reumatóide e osteoartrite


“Já a osteoartrite é uma doença crônica, de caráter degenerativo, que decorre do uso excessivo de uma articulação ou após algum trauma ou inflamação. Isso gera lesão de cartilagem, ossos e perda de estruturas lubrificantes, o que pode levar a deformidades e limitações de movimentações. Vale acrescentar que a
artrite reumatóide também pode acometer órgãos, como pele, pulmão, olhos, dentre outros”, informa a médica.

As duas doenças têm como principal sintoma a dor nas articulações, mas em cada uma esse sintoma se manifesta de uma maneira específica. Na artrite reumatóide, a dor se dá mesmo em repouso, piorando pelo período da manhã e podendo se estender ao longo do dia. Junto da dor, é comum o paciente apresentar rigidez e inchaço articulares.

“A osteoartrite, por sua vez, cursa, normalmente, com dores que melhoram com repouso e pioram ao longo do dia, após os esforços físicos e o uso da articulação acometida. Pode ou não cursar com inchaço associado. O que mais se nota é um aumento ósseo que surge e progride ao longo do tempo”, explica a especialista.

Tratamento medicamentoso


Ambos os quadros
se beneficiam do tratamento medicamentoso, porém cada um com remédios distintos. “A artrite reumatóide, por ser doença autoimune, precisa de medicamentos imunossupressores. Já a osteoartrite pode ser tratada com diversos remédios, como analgésicos, colágenos, condroitina, glicosamina e antiinflamatórios. Estes últimos não devem ser utilizados em excesso, pois podem trazer prejuízos para outros órgãos”, conclui a profissional.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Lívia Machado

Dra. Lívia Machado

Reumatologia

CRM: 54051 / MG

TAGS
artrite
doenca-dos-ossos
ossos
osteoartrite
problema-nos-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Qual é a diferença entre a artrite reumatoide e a osteoartrite?"

Celia Venceslau

Boa noite ,ando a 2meses com dores nos pés e nas mãos dores horríveis que com o calor o a praia fico pior estou a ser acompanhada por uma médica de auto imunidade mas ainda não tenho resultados vou fazer um exame aos ossos todos do corpo, eu queria perguntar o que pensão desta minha situação!? Obrigada boa noite ,CumprimentosCelia Venceslau

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.