AchèAchè
search
Título

Qual a diferença entre artrose e artrite reumatoide?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

A artrose e a artrite reumatoide são duas doenças que atacam a cartilagem que reveste as articulações do esqueleto humano e atingem, com maior frequência, pessoas a partir da meia-idade e da velhice. No entanto, os dois problemas apresentam inúmeras diferenças, que vão desde a forma de manifestação dos sintomas até o tratamento e a gravidade dos casos.

Entenda as duas doenças


De acordo com o ortopedista Eduardo Vieira, a artrite reumatoide é uma doença sistêmica e que leva à inflamação crônica da membrana sinovial, que reveste as articulações. “A doença provoca alterações e destruição da articulação, mas também pode se manifestar em outras áreas”, afirma o médico. É mais comum nas mulheres e acomete, principalmente, mãos, pés, punhos e joelhos.

Na maioria dos casos, ambos os lados do corpo são afetados pela doença. O problema se caracteriza pela rigidez matinal, que causa dor e dificuldades para se locomover durante aproximadamente 30 minutos após acordar. Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.
Já a osteoartrite é uma doença articular degenerativa, que destrói a cartilagem da articulação de maneira mais lenta. “Pode ser de causa primária, quando não tem uma explicação, mas também secundária, quando surge devido a algum problema que o paciente já tem, como a artrite reumatoide e outras doenças reumáticas”, explica Vieira. Apesar de ser mais comum, as alterações ósseas e as dores podem demorar anos para surgir.

Como são os tratamentos?


Segundo o profissional, como a artrite reumatoide é uma doença autoimune, o tratamento, geralmente, é feito para diminuir as dores e o processo inflamatório. Para isso, são utilizados medicamentos imunossupressores e tratamento fisioterápico.

Os pacientes com osteoartrite podem utilizar medicações condroprotetoras e outras que minimizem a dor. Já os corticoides, anti-inflamatórios não hormonais, o colágeno e a glicosamina, além da prática de atividades físicas, são indicados para ambos os problemas.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes