Pilates: Essa modalidade de exercício pode ajudar a fortalecer as articulações?

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos, como o pilates, em todas as fases da vida para manter uma boa saúde e qualidade de vida. Estima-se que o ideal é que sejam praticados pelo menos 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, cerca de 20 minutos por dia; ou 75 minutos de exercícios de maior intensidade por semana, aproximadamente 10 minutos diários. 

No entanto, é importante que as práticas sejam orientadas por um profissional e adequadas à faixa etária do indivíduo, com uma análise do ponto de vista osteoarticular, principalmente se houver histórico de doenças, traumas, lesões ou dores articulares. Será que o pilates é uma atividade benéfica para a saúde das articulações?

Praticar pilates fortalece as articulações


Segundo a reumatologista Carla Dionello,
práticas físicas regulares e supervisionadas possibilitam o fortalecimento articular e seu bom funcionamento devido ao que se chama estímulo piezoelétrico, no qual o peso, tração, impacto e a ação da gravidade ajudam a manter a estrutura das articulações adequada, assim como sua lubrificação e flexibilidade.

“O pilates combina força, resistência, amplitude de movimento, flexibilidade e também proporciona melhor controle respiratório e da concentração, facilitando o relaxamento e reduzindo as chances de lesões de ligamentos, tendões e músculos”, explica a médica.

São necessários a avaliação e o acompanhamento de um especialista


Vale lembrar, no entanto, que os profissionais capacitados para avaliar a sua situação são os ortopedistas, reumatologistas, fisioterapeutas e educadores físicos, os dois últimos trabalhando mais no planejamento e orientação dos exercícios nos casos especiais. Essas avaliações permitem entender a condição de cada corpo, orientando os pacientes para que o esforço físico seja progressivo e verificando se há ou não contraindicações em relação a alguma modalidade.

Além do pilates, outras atividades podem auxiliar a fortalecer as articulações. Atividades realizadas na água, como natação, hidroginástica, são altamente indicadas, principalmente nos casos de doenças como a osteoartrite, já que a água reduz o impacto do exercício. A musculação também pode trazer resultados favoráveis na prevenção da osteoartrite, já que o fortalecimento dos músculos ajuda na proteção dos ossos e articulações.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Carla Dionello

Dra. Carla Dionello

Reumatologia

CRM: 52-815660 / RJ

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osso
osteoartrite

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2 comentários para "Pilates: Essa modalidade de exercício pode ajudar a fortalecer as articulações?"

Maria Alix Dionello

Plenamente de acordo com as informações prestadas neste post. Sou testemunha quanto ao benefício dos exercícios físicos para o bem estar pessoal físico e mental; jogo tênis, faço caminhadas sistemáticas…. em relação ao Pilates não tenho dúvida quanto aos seus benefícios para a manutenção das atividades diárias e mobilidade das articulações e reforço muscular. Estou certa de que por praticá-lo fico confiante de estar preparada e consigo participar do meu esporte semanal. Sou paciente de Artrite Reumatoide há mais de 40 anos e sinto que o benefícios do exercício completa o efeito das eventuais medicações. Recomendo!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Os exercícios físicos são muito benéficos, independente da doença de cada paciente. Ficamos felizes por está buscando uma qualidade de vida melhor. Abraços!

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