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    Quais exercícios podem ser realizados para fortalecer as articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por Dr. Vinícius Magno

    Algumas articulações do corpo, especialmente na coluna e nos joelhos, atuam como amortecedores do corpo e, por isso, estão sob constante pressão. Algumas condições, como a obesidade, podem sobrecarregar essas articulações, iniciando um processo de desgaste gradual que, com o tempo, se desenvolve em uma osteoartrite, também conhecida como artrose. Para evitar esse problema, é importante fortalecer as articulações, o que pode ser obtido através da prática de exercícios físicos. Contudo, é importante não exagerar na intensidade, pois assim o efeito obtido pode ser o oposto do que se deseja, e procurar a ajuda de um especialista para guiar a rotina de exercícios.

    “Nosso corpo possui diferentes tipos de articulações, tais como as sinartroses, anfiartroses e diartroses. Estas últimas, cartilaginosas e móveis (exemplificadas por joelho, ombro, cotovelo e punho), são as mais sobrecarregadas ao longo da vida e, por isso, sofrem com o processo de degeneração mais frequentemente. Fortalecer as diartroses com exercícios é fundamental para aumentar sua estabilidade e elasticidade, contribuindo com sua longevidade”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

    Treinos moderados são ideais para fortalecer as articulações sem problemas


    O médico alerta que treinos intensos buscando resultados “milagrosos” podem favorecer o aparecimento de lesões musculares e/ou cartilaginosas, levando à interrupção do programa de exercícios, adiando o resultado desejado e podendo levar a doenças articulares crônicas de difícil recuperação.
    Portanto, o recomendado para quem busca fortalecer as articulações é progredir o treino gradualmente e, no caso de lesões, medicações que podem ser consumidas por longos períodos, aliadas à fisioterapia funcional, podem auxiliar na recuperação.

    “Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário correr como um maratonista, ou nadar como um campeão olímpico para ter uma saúde articular invejável. Certamente, controlar o peso corporal é fundamental para evitar a sobrecarga articular e exercícios moderados podem ajudar nisso, além de fortalecer suficientemente aquelas articulações com maior mobilidade”, explica.

    Série de exercícios deve ser personalizada e acompanhada por educador físico


    Quem possui uma lesão articular, ou até mesmo um quadro de osteoartrite já instalado, e deseja fortalecer a musculatura deve ter em mente que cada organismo é um universo particular, portanto, o que funciona para um colega de treinos pode não funcionar para outro. É preciso seguir uma série de exercícios feita de acordo com suas características próprias. “A orientação de um médico e o acompanhamento de um educador físico são fundamentais para a recuperação”, avalia Magno.

    Foto: Shutterstock

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