A prática de exercícios físicos é um dos hábitos mais importantes para a saúde, ajudando a prevenir e a tratar uma série de doenças, como hipertensão, depressão, osteoporose e osteoartrite. No entanto, quem é sedentário e deseja mudar de vida, começando uma nova rotina de exercícios, deve pegar leve para não correr risco de se machucar.
Rotina de exercícios deve evoluir com o tempo
Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, é preciso estar motivado e ter a certeza de que o corpo está preparado para iniciar exercício. “Caso contrário, uma avaliação médica específica para a orientação de exercícios é indicada”, alerta o especialista.
O próximo passo é montar um calendário para a prática. O ideal é alternar os dias da semana para que o organismo possa se adaptar às mudanças. Quando o corpo estiver mais preparado, a prática diária de um exercício físico passa a ser indicada.
“A cada dia de exercício, a recomendação é aumentar um pouco o tempo e/ou a intensidade ou modificar o estímulo”, afirma o profissional. Vale lembrar que essas mudanças não devem provocar dores. “Exercícios bem feitos não devem machucar”, destaca Dr. Franca.
Atividades na água são indicadas para casos de osteoartrite
Os gestos motores aprendidos durante a infância podem facilitar a rotina de exercícios na vida adulta. Por isso, durante a consulta, é preciso verificar o histórico de exercício físico e esporte do paciente. “Pedalar pode ser um gesto natural se aprendido na infância. Mas se não, pode ser bem difícil. Natação também. O importante é iniciar, progredir aos poucos e não desistir. A assiduidade é que trará benefícios à saúde”, recomenda o médico.
Para problemas articulares e para a osteoartrite, especificamente, é importante que a prática cause pouco impacto nas articulações. Por isso, exercícios na água, como caminhar na piscina, hidroginástica e natação, são mais indicados. A frequência semanal deve ser diária ou, pelo menos, quatro vezes na semana, totalizando um valor mínimo de 150 minutos semanais para haver benefícios significativos e eliminar o risco de lesões.
Foto: Shutterstock