A menopausa precoce é um fator de risco para a osteoporose?


  • +A
  • -A

A menopausa é um fator de risco importante para a osteoporose, por conta da queda significativa nos níveis de estrogênio. Sem esse hormônio, acelera-se o processo de perda de densidade óssea típico da osteoporose, o que faz com que os ossos das mulheres fiquem mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

 

Menopausa precoce aumenta risco de ter osteoporose mais cedo

 

“A osteoporose é uma doença que compromete a densidade e a resistência do osso e é uma patologia muito comum no período após a menopausa, momento em que a mulher pára de menstruar (geralmente ocorre entre 42 e 52 anos de idade)”, informa a ginecologista Maicklyn De Bona.

A especialista explica que o estrogênio tem efeito regulador e, portanto, ajuda a evitar a reabsorção óssea. Sendo assim, quando a mulher entra na menopausa e, consequentemente, diminui os níveis de estrogênio, há um aumento na perda de cálcio dos ossos, que não conseguem repor o mineral na mesma intensidade. “Nesse sentido, se a mulher entrar antes do esperado na menopausa, diminuirá precocemente os seus níveis de estrogênio e aumentará a reabsorção óssea antes do previsto. Consequentemente, haverá maior chance de desenvolver osteoporose”, afirma Maicklyn.

 

Prevenção e tratamento da osteoporose

 

Para evitar a osteoporose após a menopausa, a mulher precisa fazer exercícios físicos de sustentação de peso, como musculação, e aumentar a ingestão de cálcio na alimentação ou por suplementos. Outras atividades também são recomendadas, como caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo. O importante é que sejam exercícios de baixa intensidade.

“Além disso, se não houver contra-indicações, a terapia de reposição hormonal também pode ser feita a fim de prevenir a osteoporose. É fundamental consultar regularmente seu ginecologista e realizar sempre que ele pedir o exame de densitometria mineral óssea, para monitorar os níveis da sua massa óssea”, recomenda a médica.

 

Dra. Maicklyn De Bona é ginecologista e obstetra, formada pela Universidade de Passo Fundo (RS). CRM-RS: 34633 –  Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A menopausa precoce é um fator de risco para a osteoporose?"

Adealci Blum Weingartner

Muito útil essa matéria! Obrigada.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.