search
Título

Saúde da mulher: é possível desenvolver osteoporose antes da menopausa?

Cuidados e Bem-estar
Saúde da Mulher

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença óssea caracterizada pelo enfraquecimento do esqueleto que, com o tempo, passa a absorver menos minerais, como o cálcio, e se torna cada vez mais suscetíveis a fraturas. O problema é mais comum nas mulheres que já passaram pelo período da menopausa.  

Sedentarismo acelera a osteoporose

Entretanto, as mulheres podem desenvolver osteoporose antes da menopausa e isso ocorre com uma frequência maior do que se imagina. “Mulheres que não tomam sol para a metabolização da vitamina D e mulheres que não realizam atividades físicas têm maior predisposição a desenvolver osteoporose”, conta o ortopedista Mauricio Raffaelli. Doenças crônicas que necessitam uso de medicamentos corticoides por períodos longos e a desnutrição também aceleram o processo.  
A osteoporose está fortemente ligada aos hormônios. Nas mulheres, a queda de estrogênio na menopausa resulta na queda de massa óssea, mas variações hormonais ao longo de toda a vida e a presença de ovários policísticos também aumentam as chances das jovens de desenvolver a doença, especialmente as que apresentam outro fator de risco.

Cálcio e vitamina D previnem contra a osteoporose

Quanto menos fatores de risco, menores as chances de desenvolver a osteoporose, que é uma doença multifatorial. Quem deseja se proteger contra o problema também precisa abandonar as bebidas alcoólicas e o cigarro, além de evitar o contato com a fumaça. Mulheres com histórico familiar da doença também devem ficar atentas.
É importante adotar medidas de prevenção desde a infância. São hábitos muito simples, mas que podem evitar o surgimento da doença no futuro. “Além de tomar banho de sol e fazer atividades físicas, medicações para melhorar a absorção de cálcio também devem ser usadas”, afirma o especialista. Estimular o consumo de alimentos com cálcio e vitamina D em crianças e adolescentes é fundamental.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Artigos
Quem tem diabetes vive menos? Médico tira dúvida sobre a doença!

O diabetes é uma doença crônica comum entre os brasileiros, mas que sempre gera questionamentos nos pacientes que recebem o diagnóstico e em suas famílias. Um deles é se a doença afeta de alguma forma a expectativa de vida. A resposta é uma boa notícia para os diabéticos: com uma série de cuidados com o […]

Artigos
Por que a osteoporose atinge mais mulheres do que homens?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os ossos do corpo humano são compostos por um tecido vivo que está em constante processo de renovação ao longo da vida. Este processo é definido pela remoção das áreas envelhecidas dos ossos (reabsorção) e pela consequente formação de novas células ósseas. Desta forma, a área envelhecida pode […]

Converse com um dos nossos atendentes