Existe alguma forma de proteger as articulações do joelho no dia a dia?


  • +A
  • -A

É graças às articulações que o corpo humano é capaz de andar, correr, agachar e praticar os mais variados tipos de movimentos e de atividades físicas. Por isso, quem deseja viver bem deve adotar medidas, ao longo da vida, para mantê-las saudáveis e protegidas de lesões e de outros problemas de saúde, especialmente nas articulações do joelho. Confira as dicas da reumatologista Licia Mota.

Atividades físicas fortalecem a musculatura e protegem as articulações


Segundo a médica, existem inúmeras condições que podem afetar as articulações dos joelhos: “A maior parte está relacionada às doenças que levam ao desgaste da cartilagem das articulações, como a osteoartrite. Mas, há também outras que podem afetar os joelhos, como problemas inflamatórios, doenças traumáticas decorrentes de atividades físicas feitas de forma errada e
lesões que levam à ruptura de ligamentos e meniscos“.

Como forma de proteger os joelhos, Dra. Licia duas medidas importantes. A primeira é praticar atividades físicas de forma regular para fortalecer a musculatura, mas com cuidados. “Devemos fazer a preparação adequada para cada tipo de exercício, com alongamento, um bom período de repouso entre os treinamentos, sem sobrecarga e sem excesso de impacto é uma forma de proteger as articulações”, aconselha a especialista.

Excesso de peso prejudica saúde das articulações do joelho


A outra atitude destacada é a manutenção do peso adequado. O excesso de peso gera uma sobrecarga nas articulações do joelho, fazendo com que elas precisem trabalhar mais para realizar os movimentos do corpo. Como consequência, o sobrepeso e a obesidade aceleram o
desgaste articular que caracteriza a osteoartrite.

O sobrepeso deve ser combatido com mudanças na alimentação, sempre orientadas por um profissional capacitado, e com exercícios físicos. A reumatologista lembra ainda que algumas posturas, como ficar agachado por períodos prolongados, também contribuem para acelerar o processo de degeneração das articulações do joelho.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Existe alguma forma de proteger as articulações do joelho no dia a dia?"

maria Inês dos Santos

Olá há dez anos cinto dores muito forte nos dois joelhos , pois ja fiz vários tratamentos, e nada adiantou, cada vez fica pior , a dor só aumenta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos pelo seu comentário. Procure atendimento com o reumatologista, diante de uma consulta presencial será possível identificar o tratamento mais adequado e eficaz para você. Dessa forma será possível amenizar as dores e trazer melhor qualidade de vida para você. Até a próxima.

Maria Barbosa Dias

Tenho artrose na cervical r para amenizar a dor faça Academia musculação para fortalecinto das articulão. Só não pode colocar muito peso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos por compartilhar seu relato. É importante antes de iniciar qualquer atividade física consultar o especialista para que seja indicado os exercícios mais adequados. Temos uma matéria que aborda essa tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/exercicios-aliviar-dor-articulacoes

Maria Francisca F Maia

para quem fez aplicação de ACLASTA, quais são os efeitos colaterais?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Você deve buscar orientações com seu médico, por ele ter acesso ao seu histórico clínico poderá orienta-la de forma completa e precisa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Maria da Assunção Dias

sofro com osteoporose e artrose , estou em tratamento há 2 anos , depois que fraturei o fêmur , tomo medicamentos , senti melhora no quadril , já ando , porém continuo sentindo dores nos joelhos e sinto fraqueza nas pernas quando fico muito em pé . Faça fisioterapia 1 vez por semana.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco, e ficamos felizes por saber da sua melhora. Continuar seguindo o tratamento indicado é crucial para trazer melhor qualidade de vida para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até breve.

Adriana

Tenho desgaste no joelho devido ao peso eo ortopedista m mandou fazer caminhada.esteira e bicicleta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adriana. Seguir o tratamento indicado pelo profissional é crucial para combater sintomas e trazer maior qualidade de vida para você. Abraços.

Josilino

To com uma inflamação menisco no joelho , tô na fisioterapia tem como recuperar ou e caso de sirugia , continuo no ciclismo , e malhado não mim incomodar ao executar os exercícios e atividades físicas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josilino. Só é possível orienta-lo de forma completa diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa avaliar seu caso e assim indicar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.