A atividade física pode auxiliar o tratamento da osteoporose com medicamentos?


  • +A
  • -A

O tratamento da osteoporose, na maioria das vezes, é feito com o uso de medicamentos, uma medida bastante eficiente em controlar o processo de perda da massa óssea. Mesmo assim, outras abordagens também são importantes, como a prática regular de atividade física, que ajuda na proteção e no fortalecimento dos ossos. 

Sedentarismo resulta em perda de massa óssea


A atividade física é essencial no tratamento da osteoporose, porque os músculos influenciam nos ossos. Quando você faz uma atividade, mesmo uma simples, como a caminhada, os ossos estão sendo tracionados pelos músculos, o que deixa-os mais fortes”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli. 

Se uma pessoa fratura o punho e usa gesso da mão até quase o cotovelo por cerca 45 dias, por exemplo, ao retirar o gesso, ela irá perceber que o braço estará mais fino do que o outro, que não foi imobilizado. “Isso significa que há perda de massa óssea localizada simplesmente pelo desuso. Logo, o exercício regular colabora com o tratamento medicamentoso”, explica o médico.

Atividades mais indicadas para o tratamento da osteoporose


Além de fortalecer ossos e músculos, a atividade física trabalha o
equilíbrio, a flexibilidade e a postura. Sendo assim, o paciente não apenas conta com ossos mais fortes e protegidos, mas também diminui seu próprio risco de quedas. “Dizemos que o idoso ativo cai menos que o sedentário porque a atividade física faz com que sua massa muscular seja mais potente do que aquele que não faz qualquer exercício físico”, afirma o geriatra.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos (corrida, caminhada, ciclismo, natação, pulo de corda etc), pois geram menor impacto e usam menos carga que os exercícios anaeróbicos (musculação, por exemplo). Ainda assim, todo exercício será, em algum nível, benéfico no tratamento da osteoporose. “Pode-se concluir que toda atividade de resistência aumenta a massa muscular e, como consequência, torna os ossos mais fortes”, completa Martinelli. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A atividade física pode auxiliar o tratamento da osteoporose com medicamentos?"

Rita Julieta Bonfim Sousa Ferreira

Tomei conhecimento do texto do Dr. Jose Eduardo Martinelli sobre Osteoporose. Achei muito válido e interessante sobretudo como contornar a situação de quem está com esse problema. Já comecei a colocar em prática os seus ensinamentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rita Julieta. Ficamos felizes em saber que a matéria lhe foi útil, parabéns pelo empenho na busca de uma melhor qualidade de vida. Grande abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.