search
Título

Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?

Nutrição

Por Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

19 de outubro de 2023

A prática de atividades físicas é uma medida importante dentro do tratamento e prevenção da osteoporose, pois trabalha a favor da integridade dos ossos. O fortalecimento dos músculos cria uma camada de proteção que é importante para reduzir o risco de fraturas, por exemplo. Além disso, o exercício estimula a massa óssea, melhorando a densidade do esqueleto.

Exercícios indicados para prevenir e tratar a osteoporose

Os exercícios que atuam no desenvolvimento muscular geram contrações que são essenciais para a saúde óssea. Por isso, a musculação é uma opção bastante recomendada para evitar ou tratar a osteoporose. “Toda atividade física é benéfica para quem tem osteoporose. O osso é vivo e responde ativamente à carga imposta pelo exercício, se fortalecendo progressivamente”, afirma o ortopedista Gualter Maldonado.
Por mais que as atividades com carga sejam importantes para a saúde óssea, deve-se ter cuidado com a intensidade, pois esforços demasiados podem ter o efeito inverso, aumentando os riscos de se desenvolver a doença ou piorá-la. Sendo assim, atividades de impacto menor, como caminhada, corridas leves, natação, pilates e hidroginástica, também aparecem como opções.

Alimentação é aliada do exercício no combate à osteoporose

Mesmo ajudando bastante, os exercícios por si só não conseguem evitar ou tratar um quadro de osteoporose. É preciso que outras medidas importantes atuem em conjunto. A alimentação, por exemplo, com foco no consumo de nutrientes essenciais para os ossos, é vital nesse processo. O cálcio é o expoente máximo dentre esses nutrientes.
Outra substância fundamental é a vitamina D, especialmente por ela ajudar a aumentar a absorção intestinal do cálcio. A vitamina D é muito encontrada em peixes e frutos do mar, enquanto o cálcio se faz mais presente no leite e seus derivados (iogurte, leite etc). Caso haja deficiência desses nutrientes, a suplementação por meio de medicamentos pode ser uma solução interessante. Caso a osteoporose já esteja instalada, é importante que essas medidas (alimentação e atividade física) sejam acompanhadas do tratamento medicamentoso adequado.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
exercícios físicos
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Além do tratamento: como ajudar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida?

Não é apenas no tratamento de uma doença específica que um médico pode auxiliar um paciente. Suas recomendações sobre formas de prevenção, dicas de como se alimentar melhor e de outros hábitos saudáveis também ajudam a obter uma vida mais feliz e, consequentemente, com mais qualidade. De acordo com o coloproctologista Paulo Rocha França Neto, […]

Artigos
Reincidência: evite recaídas na alimentação, que favorecem o ganho de peso

Iniciar uma nova dieta ou uma reeducação alimentar é muito importante para perder peso, especialmente porque estes quilos a mais, associados à obesidade ou ao sobrepeso, favorecem doenças cardíacas e diabetes. Quem passa por este processo sabe que nem sempre é fácil, mas se você tentando se manter firme nas mudanças indicadas pelo médico e […]

Artigos
O que comer no café da manhã antes de fazer exercícios físicos?

As opções escolhidas no café da manhã são determinantes para a qualidade do treino daquelas pessoas que se exercitam para emagrecer pouco tempo depois desta refeição. Isso porque a alimentação pode proporcionar a energia necessária para realizar a atividade, potencializando a performance, caso os nutrientes adequados forem escolhidos.     “A escolha do tipo de alimento […]

Converse com um dos nossos atendentes