search
    Título

    Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?

    Uncategorized

    Por

    A prática de atividades físicas é uma medida importante dentro do tratamento e prevenção da osteoporose, pois trabalha a favor da integridade dos ossos. O fortalecimento dos músculos cria uma camada de proteção que é importante para reduzir o risco de fraturas, por exemplo. Além disso, o exercício estimula a massa óssea, melhorando a densidade do esqueleto.

     

    Exercícios indicados para prevenir e tratar a osteoporose

     

    Os exercícios que atuam no desenvolvimento muscular geram contrações que são essenciais para a saúde óssea. Por isso, a musculação é uma opção bastante recomendada para evitar ou tratar a osteoporose. “Toda atividade física é benéfica para quem tem osteoporose. O osso é vivo e responde ativamente à carga imposta pelo exercício, se fortalecendo progressivamente”, afirma o ortopedista Gualter Maldonado.
    Por mais que as atividades com carga sejam importantes para a saúde óssea, deve-se ter cuidado com a intensidade, pois esforços demasiados podem ter o efeito inverso, aumentando os riscos de se desenvolver a doença ou piorá-la. Sendo assim, atividades de impacto menor, como caminhada, corridas leves, natação, pilates e hidroginástica, também aparecem como opções.

     

    Alimentação é aliada do exercício no combate à osteoporose

     

    Mesmo ajudando bastante, os exercícios por si só não conseguem evitar ou tratar um quadro de osteoporose. É preciso que outras medidas importantes atuem em conjunto. A alimentação, por exemplo, com foco no consumo de nutrientes essenciais para os ossos, é vital nesse processo. O cálcio é o expoente máximo dentre esses nutrientes.
    Outra substância fundamental é a vitamina D, especialmente por ela ajudar a aumentar a absorção intestinal do cálcio. A vitamina D é muito encontrada em peixes e frutos do mar, enquanto o cálcio se faz mais presente no leite e seus derivados (iogurte, leite etc). Caso haja deficiência desses nutrientes, a suplementação por meio de medicamentos pode ser uma solução interessante. Caso a osteoporose já esteja instalada, é importante que essas medidas (alimentação e atividade física) sejam acompanhadas do tratamento medicamentoso adequado.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes