search
    Título

    Pessoas com osteoporose podem praticar exercícios físicos?

    Uncategorized

    Por

    Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a osteoporose. O problema, que atinge principalmente idosos e mulheres depois da menopausa, é causado pela diminuição da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas.

    O que causa a osteoporose

    Apesar da redução da densidade dos ossos acontecer naturalmente, com o avanço da idade, nem sempre um indivíduo desenvolve a osteoporose. A doença pode ser causada pela queda na produção de hormônios, pouca exposição ao sol, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, sedentarismo e também por doenças reumatológicas e endócrinas.

    O tratamento da osteoporose tem como objetivo retardar o enfraquecimento da estrutura óssea e, assim, impedir a ocorrência de fraturas. Para isso, a prática de exercícios físicos é mais do que recomendada. “Indivíduos com osteoporose não só podem como devem praticar atividades físicas, sendo uma das melhores formas de tratamento”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

    Fortalecimento ósseo

    Toda forma de exercício é válida, seja caminhar, nadar, pedalar ou correr. No entanto, as melhores atividades são aquelas que provocam tensão muscular e ajudam a desenvolver e fortalecer o esqueleto. Esportes como o vôlei e o basquete são bastante indicados no tratamento da osteoporose.

    A forma como a doença será tratada, no entanto, varia de acordo com as causas que levaram ao desenvolvimento do problema. “O paciente com diagnóstico de osteoporose deve ser muito bem avaliado e acompanhado para a determinação do melhor tratamento, que pode ser hormonal, com aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, e associação com atividade física”, explica Ranzini.

     

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes