Mito ou verdade: O corpo passa a perder colágeno a partir dos 30 anos?

  • +A
  • -A

O colágeno corresponde a cerca de um terço das proteínas do corpo humano. Ele pode ser encontrado na pele, ossos, músculos, cartilagens e tem uma importante função estrutural, garantindo a integridade e a sustentação dos tecidos. O desgaste dessa cadeia de aminoácidos afeta diretamente a saúde do organismo, o que preocupa muitas pessoas. Será que é verdade que a partir dos 30 anos de idade o corpo começa a perder o colágeno?

“A perda inicia aos 30 anos, mas tem seu processo acelerado após os 50 anos, em função também dos declínios hormonais”, afirma a reumatologista Carla Dionello. Segundo a médica, a síntese do colágeno é afetada não só pelo envelhecimento, mas também pela má alimentação. “Essas alterações não são perceptíveis na infância e adolescência, mas vão ficando evidentes na maturidade, fase na qual a ingestão alimentar pode se modificar e não ser suficiente para se adequar às necessidades recomendadas tanto de energia, quanto de nutrientes necessários”, explica.

Entenda os riscos da perda do colágeno


A diminuição do colágeno no corpo se inicia nessa idade, mas pode ser intensificada devido a hábitos prejudiciais como sedentarismo, tabagismo e uso de álcool. Um dos efeitos agudos da perda de colágeno ocorre nas articulações, já que a substância é extremamente importante para as cartilagens que amortecem os impactos e impedem o atrito entre os ossos. O desgaste da cartilagem, por sua vez, é uma das principais características observadas em quadros de osteoartrite, que pode causar perda de mobilidade, inchaço e dor nas articulações.

Uma alimentação saudável e rica em vitamina C pode ajudar


Manter uma alimentação balanceada e diversificada é uma das formas mais recomendadas de evitar a acentuação dessa perda e prevenir doenças osteoarticulares. “O balanço adequado de proteínas e carboidratos se faz necessário. Além disso, a
suplementação de colágeno hidrolisado e proteínas pode ajudar a retardar o processo”, diz Dra Carla.

Nesses casos, a vitamina C também é importante, porque ela atua na síntese do colágeno, garantindo que suas fibras adquiram estabilidade e firmeza. Essas características são essenciais para manter tendões e ligamentos saudáveis. A vitamina C pode ser encontrada em alimentos como laranja, acerola, limão, morango, abacaxi, entre outros.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Carla Dionello

Dra. Carla Dionello

Reumatologia

CRM: 52-815660 / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Mito ou verdade: O corpo passa a perder colágeno a partir dos 30 anos?"

Mario no Rodrigues Dos Santos

Bom dia,sou fibromialgica e também portadora de outras doenças , estou muito feliz por estar fazendo parte da comunidade de paciente de vocês, Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mario. Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo para o seu tratamento. Desejamos melhoras. Até a próxima.

Romeu

Artogen duo é de uso contínuo…Pra sempre?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Romeu. O tempo de uso do medicamento deve ser informado pelo médico que lhe passou o tratamento, pois cabe ao especialista avaliar cada caso individualmente. Abraços!

Verali Gonçalves Ferreira

Eu tenho muita dor nas articulações dor na virilha e desce pras pernas muita dor no pescoço sivical enfim praticamente dói o corpo inteiro não seio mais o que fazer.o que vcs me recomenda qual é o melhor tratamento a minha mãe de 94 anos sofre do mesmo problema ela não consegue nem ficar de pé de tanta dor já fes vários tratamento mais não obteve resultado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Verali. O ideal é que um especialista avalie você e sua mãe, assim é possível investigar a causa das dores, realizar exames e indicar um tratamento, caso seja necessário. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.