AchèAchè
    search
    Título

    Por que o colágeno é importante para manter a estrutura das articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    Por fazer parte da estrutura que constitui a cartilagem que reveste as articulações, o colágeno é fundamental para a saúde e o bom funcionamento articular. Este elemento é crucial também para a integridade dos ossos, pois impede que eles se choquem e se desgastem durante os movimentos do corpo. A reumatologista Regina Von Kirchenheim nos explicou isso com mais detalhes.

    Falta de colágeno pode levar à osteoartrite


    “O colágeno
    faz parte da cartilagem articular. Ele permite reduzir o atrito entre os ossos, evitando o desgaste das articulações, que poderia resultar no desenvolvimento da osteoartrite”, afirma a médica. Quando o organismo carece de colágeno, a cartilagem fica mais frágil e começa a se deteriorar, o que, por consequência, coloca os ossos e as articulações em risco.
    Segundo a especialista, o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo desde o nascimento, mas sua produção é reduzida a partir dos 30 anos de idade. Por isso, é importante sempre buscá-lo em outras fontes, seja por meio da alimentação ou de suplementos. “Mesmo assim, ainda não é possível dizer que essa redução seja a causa de problemas específicos”, alerta Regina.

    Fontes de colágeno


    As principais fontes são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos, além da gelatina convencional. Mas também é recomendável consumir alimentos ricos em vários outros nutrientes que ajudam na sua produção. “São os casos das vitaminas A, C e E, zinco e selênio”, cita a reumatologista.

    Alimentos ricos em vitamina C, especialmente, auxiliam bastante a melhorar a absorção do colágeno pelo organismo. Portanto, apostar no consumo de frutas como laranja, abacaxi, morango e goiaba na mesma refeição em que estão presentes os alimentos ricos em colágeno potencializará o aproveitamento dessa importante substância para os ossos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes