AchèAchè
    search
    Título

    O que é o colágeno hidrolisado?

    Uncategorized

    Por

    O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo humano, não só por ser encontrado em grandes quantidades no organismo, mas também pela variedade de funções que exerce, seja na pele, no cabelo ou no sistema musculoesquelético. Neste, a proteína age nas articulações, ajudando a manter a saúde destas estruturas e a prevenir a osteoartrite ao ser consumido, especialmente sob a forma de colágeno hidrolisado.

     

    Colágeno está presente na estrutura da cartilagem articular

     

    “O colágeno faz parte da estrutura da cartilagem e é fundamental na formação e saúde da mesma. Também é de suma importância para que as articulações funcionem normalmente”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli. Essa proteína fornece, ao mesmo tempo, a elasticidade, a firmeza e a sustentação necessária para que o corpo se movimente da maneira correta.

    O colágeno é produzido naturalmente pelo corpo, mas sua produção cai com o avanço da idade e, em alguns casos, problemas inflamatórios podem comprometer suas funções. “Quadros inflamatórios de repetição da articulação pioram a qualidade do colágeno e podem piorar o quadro de osteoartrite”, alerta o médico. Vale lembrar que a osteoartrite é uma doença progressiva que causa inflamação e rigidez nas articulações.

     

    Colágeno hidrolisado é absorvido com mais facilidade

     

    Há casos, como os de pacientes afetados pela osteoartrite ou pessoas com familiares portadores da doença, em que a suplementação do colágeno, sob a forma hidrolisada, pode ser indicada por um ortopedista ou reumatologista. O colágeno hidrolisado é aquele que foi quebrado em partes menores pelas moléculas de água para ser melhor absorvido e, assim, melhor aproveitado pelo organismo.

    Além da suplementação, outra medida importante para evitar ou tratar problemas articulares é dar mais destaque ao consumo do colágeno na alimentação, especialmente a partir dos 30 anos de idade, quando a produção da proteína pelo corpo começa a ser reduzida. Ovo, frango, peixe, carne vermelha e queijo minas são alguns exemplos de alimentos com boas quantidades de colágeno e que devem estar presentes na alimentação.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes