Por que o consumo de magnésio é importante para a saúde dos ossos?


  • +A
  • -A

A saúde óssea depende da presença de diversos nutrientes, mas alguns têm maior importância nesse sentido, como o cálcio e a vitamina D. Quando se fala em saúde dos ossos estes são os nutrientes mais lembrados. Porém, não são os únicos essenciais. O magnésio também atua diretamente no processo de manutenção da integridade e bem estar do sistema ósseo como um todo.  

Importância do magnésio para a saúde dos ossos


“O magnésio é um mineral essencial para a manutenção do equilíbrio ácido-básico do organismo, o que é crucial para a integridade óssea”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. Da mesma forma que a
vitamina D funciona para que o cálcio possa ser absorvido pelo organismo, o magnésio permite que a vitamina D seja convertida em sua forma ativa. Ou seja, há uma conexão fundamental entre os três nutrientes. 

“A baixa ingestão de magnésio diminui a absorção de vitamina D, necessária para a absorção de cálcio. Também reduz a atividade da calcitonina, um hormônio que atua no equilíbrio dos níveis de cálcio nos ossos – contribuindo para a prevenção da osteoporose. Logo, o consumo adequado de cálcio e magnésio é fundamental, dado que o metabolismo de um influencia o outro e gera impactos significativos na saúde óssea”, explica o especialista.

O magnésio pode ser encontrado em alimentos de grupos variados, o que aumenta bastante as possibilidades de não haver déficit do nutriente. Se você tiver uma alimentação saudável e balanceada, muito provavelmente estará consumindo este importante mineral. “Algumas fontes importantes de magnésio que merecem destaque são os cereais, leguminosas e vegetais de folhas verdes”, informa Komatsu.

Tratamento medicamentoso contra a osteoporose


O consumo adequado desses três nutrientes mencionados (magnésio, cálcio e vitamina D) serve também como medida preventiva e do tratamento contra doenças ósseas crônicas,
especialmente a osteoporose. Caso um indivíduo esteja sofrendo com este quadro, é fundamental também apostar no tratamento medicamentoso, que ajuda a controlar a progressão da perda de massa óssea e os demais sintomas envolvidos.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Por que o consumo de magnésio é importante para a saúde dos ossos?"

Luiz Ribeiro

O magnesio eh o mineral rei. Participa em mais de 300 reações no nosso organismo, inclusive eh muito bom para o coracao, evita morte súbita. Muito bom para os ossos, inclusive fortalece os dentes. Junto com as vitaminas k2 e d3 participam de reações gerando substância que remove o calcio das artérias e cartilagens direcionando e fixando, o calcio, nos ossos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luiz. Continue conosco para mais matérias como esta. Abraços.

Raimunda de S. Oliveira.

É maravilhoso o colágeno que eu tomo Artrogenduo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Raimunda. Ficamos felizes pela eficácia do medicamento no seu tratamento! Abraços!

Maniche m Scapim

Gosto muito do que me enviam, ajuda na saude e no entendimento

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maniche. Ficamos felizes que tenha gostado, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Você pode incluir o seu e-mail em nosso site para receber dicas de saúde e bem-estar. Até breve.

Dirce santana

Ao fazer o tratamento com cálcio p os ossos posso ter cálculo no rim?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Dirce. Segundo comentam alguns médicos, o tratamento com reposição ou suplementação de cálcio deve ser acompanhado e indicado pelo especialista para não colocar a saúde em risco e evitar complicações. Os cálculos renais têm causas diversas não tendo ligação direta com o a utilização de cálcio no tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.