O consumo de cálcio é essencial para a realização de diversas funções do organismo, principalmente na infância, mas para que ele seja devidamente absorvido apenas a sua ingestão não é o suficiente. É necessário comer outros alimentos que ajudam o cálcio a ser absorvido, permitindo assim que seus benefícios sejam aproveitados da melhor maneira possível.
“Alimentos ricos em magnésio são excelentes neste sentido, pois o mineral atua como otimizador ou parceiro metabólico do cálcio, aumentando sua absorção. Vegetais verde escuros, castanhas, frutas, feijões, gema de ovos e mel são algumas boas opções para potencializar ao máximo a absorção do cálcio”, indica a nutricionista Carla Cotta.
Importância da vitamina D e alimentos que atrapalham a absorção do cálcio
Outro agente que auxilia bastante o cálcio em sua absorção é a vitamina D. Ela contribui, mais especificamente, para a absorção do mineral no intestino e diminui sua eliminação pelos rins. Boas fontes de vitamina D são o óleo de fígado de peixe, fígado de boi, manteiga, gema de ovo e a luz solar.
É preciso também estar atento aos alimentos que, por outro lado, atrapalham a absorção de cálcio. Abundância de proteína, por exemplo, pode prejudicar, pois aumenta a excreção urinária do cálcio. Ferro em excesso, chocolate, café, refrigerantes, gordura e sal também não são recomendados.
Benefícios do consumo de cálcio
O cálcio, além de fundamental para formação da estrutura esquelética, formação de tecidos e dentes, é um mineral importante para a coagulação sanguínea e oxigenação dos tecidos. “Ajuda na contração muscular, equilibra as quantidades de ferro no organismo e ainda pode ser um mineral fundamental no combate a infecções”.
Foto: Shutterstock