AchèAchè
search
Título

Além do álcool, existem outros alimentos e bebidas que podem prejudicar a absorção de cálcio?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Muita gente sabe que a absorção de cálcio é fundamental para o crescimento e a manutenção de funções do nosso organismo. Só que não basta apenas ingerir alimentos ricos no nutriente, é necessário também evitar comidas e bebidas que podem atrapalhar os benefícios que o cálcio traz para o corpo.

A importância do cálcio e seus “inimigos”

O cálcio é o principal constituinte dos ossos e responsável pelo mecanismo de contração dos músculos. Além disso, participa dos processos de coagulação do sangue, absorção da vitamina B12, na liberação de neurotransmissores e na secreção de insulina. “O cálcio é encontrado nos ossos. Ele é responsável pela calcificação óssea, pela formação dos dentes e por várias reações intracelulares”, destaca a nutricionista Suely Iglesias.

Além da bebida alcoólica, que enfraquece o tecido ósseo ao reduzir a capacidade de produzir outros tecidos para a reposição de perdas, existem alguns alimentos e outras bebidas que prejudicam a aborção deste mineral tão importante para nós. A Dra. Suely aponta alguns deles e dá detalhes do que acontece dentro do organismo:

Cafeína
– O excesso provoca liberação de cálcio nos músculos, aumentando a contração muscular e o acúmulo do mineral, inibindo a sua recaptação para o sangue. A cafeína também aumenta a excreção urinária de cálcio e outros minerais.

Refrigerantes
– Possuem grande quantidade de fósforo, que competem com a absorção de cálcio no organismo. Pode vir a se depositar nos rins, desencadeando quadros de litíase renal (cálculos renais).

Sal
– Caso seja consumido em grande quantidade, sequestra o cálcio para a urina. O sódio é ingerido não apenas pelo sal de cozinha, mas também pelo uso comum de alimentos industrializados, que possuem sódio como base nos conservantes.

Proteínas
– Se também forem ingeridas em excesso, para serem metabolizadas, utilizam cálcio para serem processadas pelo organismo.

A falta de cálcio no organismo

Ainda segundo a nutricionista, a carência de cálcio pode levar a espasmos musculares e nervosos, ao raquitismo e à osteopenia, condição anterior à osteoporose. Os ossos ficam mas suscetíveis a fraturas.

Para não correr estes riscos, além de evitar o excesso de alimentos e bebidas já citados acima, a orientação é se reforçar com o mineral de forma correta na hora das refeições. “Podemos encontrar o cálcio em queijos, leites, ovos, sardinha, feijões, no gergelim, nas amêndoas e em vegetais, como couve-manteiga, brócolis, rúcula e salsa”, exemplifica Dra. Suely.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gripes ou resfriados – saiba como diferenciar em crianças

As baixas temperaturas podem deixar os pais preocupados. Afinal, essa é a época em que as crianças mais contraem infecções respiratórias, como gripe ou resfriado, além de alergias. Mas, como diferenciar gripe ou resfriados e aumentar a imunidade dos pequenos e evitar esse tipo de doença durante o outono e o inverno? Para responder essa […]

Artigos
O baixo consumo de vitamina D pode causar depressão?

Uma das funções mais importantes da vitamina D é sua atuação nos ossos, ajudando a fixar o cálcio no esqueleto e, assim, ajudando a prevenir doenças como a osteopenia e a osteoporose. Mas, o nutriente exerce ainda outro papel fundamental para a garantia da boa qualidade de vida: ajuda a proteger a saúde mental e, […]

Artigos
A endometriose pode ser detectada antes dos primeiros sintomas?

A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) para outros locais do corpo, causando dor e prejudicando a fertilidade das mulheres. O problema não pode ser detectado antes dos primeiros sintomas. No entanto, muitas pacientes acreditam que as cólicas fortes que estão sentindo são normais, quando na verdade […]

Converse com um dos nossos atendentes