Muita gente sabe que a absorção de cálcio é fundamental para o crescimento e a manutenção de funções do nosso organismo. Só que não basta apenas ingerir alimentos ricos no nutriente, é necessário também evitar comidas e bebidas que podem atrapalhar os benefícios que o cálcio traz para o corpo.
A importância do cálcio e seus “inimigos”
O cálcio é o principal constituinte dos ossos e responsável pelo mecanismo de contração dos músculos. Além disso, participa dos processos de coagulação do sangue, absorção da vitamina B12, na liberação de neurotransmissores e na secreção de insulina. “O cálcio é encontrado nos ossos. Ele é responsável pela calcificação óssea, pela formação dos dentes e por várias reações intracelulares”, destaca a nutricionista Suely Iglesias.
Além da bebida alcoólica, que enfraquece o tecido ósseo ao reduzir a capacidade de produzir outros tecidos para a reposição de perdas, existem alguns alimentos e outras bebidas que prejudicam a aborção deste mineral tão importante para nós. A Dra. Suely aponta alguns deles e dá detalhes do que acontece dentro do organismo:
Cafeína
– O excesso provoca liberação de cálcio nos músculos, aumentando a contração muscular e o acúmulo do mineral, inibindo a sua recaptação para o sangue. A cafeína também aumenta a excreção urinária de cálcio e outros minerais.
Refrigerantes
– Possuem grande quantidade de fósforo, que competem com a absorção de cálcio no organismo. Pode vir a se depositar nos rins, desencadeando quadros de litíase renal (cálculos renais).
Sal
– Caso seja consumido em grande quantidade, sequestra o cálcio para a urina. O sódio é ingerido não apenas pelo sal de cozinha, mas também pelo uso comum de alimentos industrializados, que possuem sódio como base nos conservantes.
Proteínas
– Se também forem ingeridas em excesso, para serem metabolizadas, utilizam cálcio para serem processadas pelo organismo.
A falta de cálcio no organismo
Ainda segundo a nutricionista, a carência de cálcio pode levar a espasmos musculares e nervosos, ao raquitismo e à osteopenia, condição anterior à osteoporose. Os ossos ficam mas suscetíveis a fraturas.
Para não correr estes riscos, além de evitar o excesso de alimentos e bebidas já citados acima, a orientação é se reforçar com o mineral de forma correta na hora das refeições. “Podemos encontrar o cálcio em queijos, leites, ovos, sardinha, feijões, no gergelim, nas amêndoas e em vegetais, como couve-manteiga, brócolis, rúcula e salsa”, exemplifica Dra. Suely.