Diabetes: De que forma a prática de exercícios físicos auxilia o tratamento?


  • +A
  • -A

A prática de atividade física é essencial para o tratamento do diabetes, principalmente porque combate a obesidade, controlando o nível de glicose no sangue. O exercício gera gasto de energia e, portanto de glicose. A medida funciona tanto como prevenção, quanto como tratamento para quem já possui a doença.

“De maneira simples e geral, o exercício ajuda a insulina do paciente a agir melhor e também consome a glicose, sendo muito importante no controle do diabetes. A prática é considerada imprescindível para o tratamento, o qual se baseia em mudanças no estilo de vida. Além dos exercícios, controle da alimentação e terapia medicamentosa são fundamentais”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

 

Atividades físicas mais recomendadas para o tratamento do diabetes

 

Dentre as opções de atividades físicas, o exercício aeróbico é o que possui ação mais efetiva no tratamento do diabetes, especialmente em comparação com a musculação. Mesmo assim, se o paciente puder fazer um exercício combinado e orientado, também poderá conseguir um bom resultado com segurança nesta outra modalidade.

“Caso o paciente tenha acesso apenas à caminhada, por exemplo, recomenda-se que ele faça 30 minutos, cinco vezes por semana, ou 50 minutos, três vezes por semana. Dessa forma ele já estará contribuindo para auxiliar no controle do diabetes”, indica a especialista. Natação, ciclismo e esportes com muita movimentação, como o futebol, também são excelentes pedidas.

 

Exercícios recomendados no tratamento do diabetes trazem benefícios que vão além da doença

 

“Vale ressaltar que ao adotar a prática de exercício físico para tratar o diabetes você acaba se beneficiando em outras frentes, como perda de peso, diminuição e controle da pressão arterial, diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos, aumento do colesterol bom, bem estar geral, dentre diversas outras melhorias para o funcionamento do corpo”, completa Mariana.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Diabetes: De que forma a prática de exercícios físicos auxilia o tratamento?"

Carlos Aguiar

Matéria excelente! muito interessante!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Pedro Ribeiro do Nascimento

Sabemos q o exercício físico é primordial para tudo, o problema somos nós mesmos q não fazemos a nossa parte, mas esses incentivos são sempre bem vindos, para pegarmos no tranco!!!

Carlos Fernando

no meu caso já mudei de atitude venho fazendo caminhadas e de duas a três vezes por semana estou fazendo academia e me sentido muito bem além de manter a forma, o um peso corporal.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Helio Rodrigues da Silva

Muito legal mesmo está orientação de exercícios para diabéticos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helio, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Adilioneide

Ha três mês atrás; venho praticando todos os dias, vinte e cinco minuto de bicicleta, e tenho min sentido bem.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adilioneide, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Maria Elizabete Ramos da Conceicao

Sou ipertensa, em julho fui fazer meu chefão e deparei com uma glicemia de 345,fiquei apavorada ou seja estou apavorada, o médico passou remédio eu tomei toda 11h eu começava a tremer,sensação de desmaio,era a glicemia que tava baixa.Estou fazendo exames e dieta e vou caminhar.Aconselhe-me por favor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, o bom controle das glicemias é essencial para a prevenção das complicações do diabetes, então ter disciplina é fundamental para que o paciente se mantenha com boa saúde. Esse controle se dá não apenas a partir de uma alimentação adequada e da prática de exercícios físicos, mas também do uso de medicações. Continue seguindo o tratamento indicado pelo seu endocrinologista pois somente esse profissional poderá sempre te indicar o melhor tratamento. Até logo.

Fernando

Realmente melhorei bastante minha saúde e aprendi a controlar minha diabetis agradeço ao cuidadopelavida.com.br pela ajuda que vem me dando nessa nova etapa da minha vida 👏👏👏👏👏

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernando, ficamos felizes pela sua melhora e por saber que nossas matérias estão lhe auxiliando no tratamento. Temos mais algumas informações em uma outra matéria que pode trazer novos conhecimentos sobre o tema abordado, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/vida-regrada-controlar-diabetes

LuizcMarinho

Excelente matéria.Fazer uma atividade que você gosta , ajuda muito.Por exemplo, eu pratico Arte Marcial (Taekwondo) , ela me ajudou muito na perda de peso , pois, a parte aeróbica é constante durante os treinos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, que bom que gostou da nossa matéria. A prática de exercícios físicos também tem importante papel no controle glicêmico. A adoção e manutenção da atividade física são essenciais para o manejo da glicemia e para a preservação de uma boa saúde em indivíduos com diabetes e pré-diabetes. O exercício regular melhora a aptidão cardiovascular, força muscular e sensibilidade à insulina e contribui para a perda de peso e melhora do bem-estar. Abraços.

Eliana Nunes de Oliveira

Boa noite!Muito importantes as dicas de exercícios, no entanto, é um desafio para mim, pois, tenho problema na coluna, inclusive cirurgia de hérnia de disco, no joelho e agora no pé. Preciso muito sair do sedentarismo e não sei como, mas tenho esperanças.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, diante do seu estado clinico o melhor seria exercícios com menos impacto como Natação e ciclismo, lembrando sempre que antes de iniciar qualquer atividade física você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar o mais adequado para você. Vale ressaltar que ao adotar a prática de exercício físico para tratar o diabetes e outras doenças você acaba se beneficiando em outras frentes, como perda de peso, diminuição e controle da pressão arterial, diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.