O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, o que é capaz de comprometer a saúde de vários órgãos do corpo. Para manter as taxas de glicose controladas, seu médico pode indicar o uso de medicações orais e a aplicação de insulina. No entanto, existem ainda outras medidas fundamentais para tratar sua doença.
Reduzir consumo de carboidratos é parte do tratamento do diabetes
“Manter uma alimentação equilibrada é parte importante do tratamento do diabetes”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. O ideal é que você, em especial, reduza o consumo de carboidratos. Além disso, é também importante evitar o excesso de gorduras saturadas e diminuir a ingestão de calorias, no geral.
A redução do peso também é necessária para que você consiga controlar o diabetes. “Cerca de 30% dos pacientes com diabetes tipo 2 apresentam sobrepeso e 62%, obesidade. Esses pacientes podem apresentar melhora do controle glicêmico e diminuição da necessidade de medicamentos após perda modesta (de 5% a 10%) do peso corporal”, diz a médica.
Controlar o peso diminui risco de complicações do diabetes
Manter-se com o peso adequado também tem outra vantagem: junto com a perda da gordura corporal, a medida te ajuda a se prevenir de problemas cardiovasculares, uma das possíveis complicações do diabetes. Além disso, de acordo com a profissional, para evitar infartos e AVCs, é fundamental ainda abandonar o vício de fumar cigarros.
A prática de exercícios físicos é outro pilar do tratamento do diabetes, auxiliando não apenas no melhor controle da taxa glicêmica, mas também te ajudando a controlar outras condições associadas, como hipertensão arterial, colesterol alto e distúrbios do sono. Para atividades leves, não há necessidade de cuidados especiais, mas para exercícios mais intensos, é preciso passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – Facebook
Foto: Shutterstock