O diabetes é uma doença que provoca mudanças profundas no dia a dia de qualquer paciente. O tratamento tem como meta manter suas taxas de açúcar no sangue controladas. No entanto, mesmo depois de chegar a esse objetivo, é preciso continuar seguindo à risca as medidas indicadas por seu médico especialista ao longo de toda a vida.
Qualidade de vida depende da eficácia do tratamento do diabetes
“Sim, o tratamento do diabetes deve seguir por toda a vida. O diabetes é uma doença crônica e o paciente necessita de acompanhamento regular”, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos. Não é possível reverter o problema, mas levando o tratamento a sério, você conseguirá viver bem e com saúde.
“O tratamento do diabetes é feito com mudanças no estilo de vida, que são uma alimentação adequada e atividade física regular, e com medicações”, explica a profissional. Na alimentação, é preciso controlar a quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos, o que inclui, além de doces, alguns tipos de alimentos salgados e até mesmo adoçantes.
Insulina será sempre necessária para tratar diabetes?
Já as medicações irão variar de acordo com o tipo de diabetes que você tem. No tipo 1, como o pâncreas para de produzir insulina, é necessário repor esse hormônio desde o diagnóstico. No diabetes tipo 2 o tratamento inicial é, em geral, feito por medicação oral.
Isso não significa que seu tratamento não possa sofrer mudanças ao longo de sua vida. Com a evolução da doença, uma parcela dos pacientes com diabetes tipo 2 pode apresentar deficiência de insulina, que passa a fazer parte de seu tratamento. “Durante o acompanhamento, o médico pode ajustar as doses e o tipo de medicação utilizada”, completa Gabriella.
Foto: Shutterstock