Diabetes: é possível ter vida normal mesmo diagnosticado com a doença?


  • +A
  • -A

O diabetes é uma síndrome metabólica crônica que resulta na alta de glicose no sangue. Para amenizar essa disfunção, é preciso aderir adequadamente ao tratamento, o qual normalmente dura por toda a vida. Se você já foi diagnosticado com a doença, fique tranquilo, não é o fim do mundo. Com disciplina ao tratamento é possível viver normalmente, de forma saudável.

Hábitos saudáveis são essenciais para diabéticos levarem uma vida normal


“O diagnóstico de diabetes definitivamente não te impede de ter uma boa qualidade de vida. Se o médico orientar o paciente da importância de seguir hábitos diários saudáveis, tudo ficará bem. O ideal seria que todas as pessoas fizessem isso, mas muitos acabam levando uma vida desregrada, o que resulta em consequências ruins para a saúde.
O diabetes não permite um estilo de vida relapso”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.  

Para que você consiga ter uma vida normal mesmo com o diagnóstico de diabetes, é necessário, portanto, se cuidar. Isso implica basicamente em manter uma boa alimentação, praticar atividade física regularmente e seguir a recomendação e uso correto das medicações prescritas pelo médico. “Nesse contexto, é essencial que as consultas com o médico endocrinologista sejam regulares, buscando realizar sempre os exames solicitados”.

Aproveitando os avanços no tratamento do diabetes


Ainda em relação ao tratamento do diabetes,
vale ressaltar a aplicação de insulina, que normalmente é feita nos pacientes com diabetes tipo 1. Seu objetivo é manter os níveis de glicose no sangue normais. Para isso, é preciso antes medir a concentração exata de glicose no sangue, o que exige ter em casa um aparelho chamado glicosímetro.  

Segundo a médica, é necessário que você busque estar sempre saudável para aproveitar os avanços científicos e tecnológicos relacionados ao tratamento da diabetes. “Devemos lembrar que a ciência evolui diariamente, com lançamentos de novas medicações e tecnologias para tornar a vida do paciente diabético cada dia mais próxima do não-diabético. Por isso sempre reforço a importância de se manter sempre saudável para usufruir desses avanços”.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes
glicose
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Diabetes: é possível ter vida normal mesmo diagnosticado com a doença?"

Leonardo jose do mês

Eu, Recomendo para todos q sao portadores de diabetes, q para manter uma Vida saldave, o segredo é tomar a medicação correta em horário certo, e se alimentarem com alimentos correto.

gessecordeirofilho

gua tipo de alimento eu poço comer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gesse, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é que você realize uma consulta com um nutricionista, que indicará a dieta adequada para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.