Dor e depressão: Onde esse sintoma pode se manifestar durante um quadro depressivo?


  • +A
  • -A

A depressão é uma doença mental que surge por devido ao desequilíbrio na quantidade de neurotransmissores que atuam no cérebro, como a serotonina e a dopamina. Sua principal característica é a tristeza profunda sentida pelos pacientes, mas seu impacto vai muito além e envolve até mesmo sintomas físicos: muitas pessoas depressivas reclamam de dores físicas frequentes.

 

Depressão pode causar dor de cabeça e dor nas articulações

 

“A depressão se manifesta com uma sobreposição de sintomas emocionais, cognitivos e físicos. Dores inespecíficas e não explicadas por outras condições médicas são uma das principais queixas de sintomas físicos nestes pacientes. Essa associação agrava tanto o quadro de dor quanto o quadro de depressão”, afirma o psiquiatra Giovani Missio.

“Em ambientes de atenção primária, as dores mais comuns apresentadas por pacientes são dor de cabeça, articular, abdominal e torácica”, explica o médico. Além disso, a doença também pode deixar o corpo extremamente cansado e fraco, com um estado constante de tensão na nuca e nos ombros.

 

Maioria dos pacientes com depressão sente dores físicas

 

Segundo o psiquiatra, cerca de 65% dos pacientes deprimidos se queixam de dores e 52% das pessoas com dores crônicas apresentam algum grau de depressão. Essa relação é bastante conhecida, mas as causas ainda são investigadas. A principal suspeita é que a dor física esteja ligada à inflamação dos neurônios e à capacidade de adaptação do sistema nervoso.  

O tratamento da depressão é importante para controlar o transtorno e interromper as dores físicas e outros sintomas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do paciente. Em geral, a dor é tratada com medicamentos para dores neuropáticas, aquelas ligadas a doenças do sistema nervoso central, como certos tipos de antidepressivos e anticonvulsivantes.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Psiquiatria

CRM: 127682 / SP

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Dor e depressão: Onde esse sintoma pode se manifestar durante um quadro depressivo?"

Eliane cruz nunes

Nao aguento mais to me sentindo cansada sem energia um desanimo ja tomei sertralina nao faz efeito todos os medicos dizem que e emocional mais nao melhoro me ajude por favor

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.