As altas temperaturas do verão influenciam na imunidade do corpo?


  • +A
  • -A

No verão, as altas temperaturas fazem com que as pessoas busquem o tempo todo alternativas para lidar com o incômodo calor. A preferência por ambientes frescos, com ar-condicionado, é o melhor exemplo para isso. Contudo, a mudança constante de ambientes com temperaturas extremas e opostas ao longo do dia causa impactos na imunidade.

Essa alternância brusca torna o organismo dos indivíduos mais vulnerável, permitindo que os vírus e bactérias típicos do verão ataquem o corpo. Também por isso nessa época do ano é tão comum os casos de doenças como a dengue, além de outros quadros de infecção viral, como gripes, resfriados e alergias.  

Frequentar praia e piscina facilita algumas doenças típicas do verão


“As altas temperaturas no verão acabam nos levando a comportamentos e hábitos que predispõem ou facilitam algumas doenças mais comuns nessa época. A exposição a estas situações podem fragilizar nosso sistema imunológico. A exposição excessiva ao sol, piscina, areia e mar, por exemplo,
pode resultar em baixa na imunidade”, aponta a alergista Roberta Rodrigues.

As doenças de pele (dermatoses), muito comuns no verão, são exemplos de fatores da estação que também contribuem para a queda da imunidade. “Micoses, bicho geográfico e herpes simples são alguns dos problemas de pele que mais ocorrem no verão. Vale também mencionar as infecções de pele, como furúnculos e piodermites”, aponta.

Transmissão de doenças na piscina e praia é facilitada


Além da pele, a médica destaca diarreias, infecções de ouvido e conjuntivites como fatores muito comuns no verão que também causam baixa na imunidade. “Esses problemas costumam ocorrer em frequentadores de piscina e praia, pois são facilmente transmissíveis e propagados com o contato favorecido por essas situações típicas de verão”.

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "As altas temperaturas do verão influenciam na imunidade do corpo?"

Giulianna

Exposição ao sol diminui imunidade?!! Onde ta o ensaio q demonstra isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Giulianna! Como a Dra. Roberta Rodrigues da Silva informa no texto as altas temperaturas no verão acabam nos levando a comportamentos e hábitos que predispõem ou facilitam algumas doenças mais comuns nessa época. No caso da exposição ao sol ela informa que o excesso pode ser danoso. Muito do tempo de exposição à luz do Sol, cujo principal componente nocivo são os raios ultravioletas (UV). Há evidências de que uma exposição longa à radiação ultravioleta, isto é, 30% a 50% são necessárias para causar queimadura solar e levar à imunossupressão. Experiências realizadas com camundongos mostraram que a exposição prolongada a raios UV atenuaram a resposta imune celular ao causarem a morte dos linfócitos T, responsáveis pela defesa do organismo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.