html O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe

O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe


  • +A
  • -A

O timo é um órgão localizado na região anterior e superior do tórax, bem próximo do coração. Ele tem um papel fundamental no sistema imunológico, sendo responsável por orquestrar a  produção, maturação e liberação dos linfócitos T (ou células T), grupo de glóbulos brancos (leucócitos) que comandam as defesas do organismo contra agentes invasores que põe em risco a saúde. Quem explica melhor as funções desse órgão é a imunologista Roberta Rodrigues.

Timo promove treinamento dos linfócitos T antes de liberá-los para defender o organismo

 


“Os linfócitos T são um grupo especial de células de defesa do sistema imunológico responsável pelo combate a infecções e eliminação de células doentes. Trata-se da imunidade celular. A proteção se dá contra infecções (bactérias e vírus) e ocorre também a destruição de células doentes. Dessa forma, evita-se doenças auto imunes e câncer,o que é  fundamental para o equilíbrio e saúde do organismo”, explica a médica.

Segundo a médica, o timo realiza um verdadeiro treinamento para os linfócitos T antes de liberá-los na circulação, fazendo com que aprendam a reconhecer e não atacar as células do próprio organismo. “Só são liberados do timo os linfócitos que demonstraram habilidade para reconhecer e atacar agentes infecciosos, células defeituosas ou agentes estranhos. Os linfócitos que falham são reprovados e destruídos”, afirma a especialista.

 

Desenvolvimento do timo e doenças que o prejudicam

 


O timo torna-se ativo já no período fetal e atinge seu auge de operação na infância, por volta dos 12 anos de idade. Com o passar do tempo ele sofre um processo de involução, perdendo tamanho. Seu tecido é substituído por gordura, com redução da produção de linfócitos. Contudo, a quantidade até então produzida costuma ser suficiente para toda a vida, com a imunidade de fato abaixando na velhice.      

“Algumas doenças podem comprometer o timo, como a síndrome DiGeorge e a síndrome de down. Dependendo da doença e do grau de comprometimento do órgão, pode existir um tratamento relacionado diretamente à causa. A atenção ao diagnóstico precoce das doenças do timo já é um grande avanço”, completa a imunologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Alergia e Imunologia

CRM: 94054 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe"

Lídia Guerra

Os meus Neutrófilos estão 60,5 e Linfócitos 28,5. Gostava de saber o pode motivar valores tão elevados ???Desde já grata pela resposta.Lídia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Milene, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Albanice

Como fazer para cuidar do timo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Albanice. Para uma orientação completa seria interessante você buscar atendimento com o imunologista, esse especialista poderá orienta-lo de forma precisa e eficaz. Até logo.

Ana Paula Teodoro

Qual tipo de exame pode ser realizado para checar a saude do timo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Paula. O imunologista é o profissional que poderá indicar os exames necessários para checar a saúde do timo, e também poderá orienta-lá como prevenir futuros problemas relacionados a esse órgão. Abraços.

Zuleica

Boa tarde !!! Gostei muito a da matéria sobre o órgão timo e acredito que podemos ativá-lo para seu melhor funcionamento.Isto é possível?Obrigada.Zuleica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zuleica. É necessário uma consulta presencial com o imunologista para orientações mais completas e informações de como realizar esse procedimento. Até breve.

Lucia

Prezados(as), quais seriam as doenças do timo? E para o diagnóstico precoce dessas doenças do timo, seria o exame de sangue ou teria um exame especifico?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucia. O timoma é uma das doenças que atingem esse órgão, é um tumor não muito frequente e de crescimento lento, localizado no timo, considerado raro, embora tenha sido referido como o tumor mais comum. Para detectar a presença de alguma alteração é necessário uma consulta com o imunologista. Até breve.

Jumiana

Bom dia. Meu filho é cardiopata e com 7 dias de vida teve que fazer cirurgia de peito aberto onde é retirado o timo para obter o alcance do coracao, porem como nos informaram, nao seria possivel recolocar, assim sendo, autorizei para pesquisas feitas entao atraves dos timos retirados. O que isso pode acarretar em problemas ao meu filho no futuro? Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jumiana. Obrigado por compartilhar seu comentário. Para informações e orientações mais precisas é importante que você consulte um imunologista, esse especialista poderá orienta-lá de forma completa de quais consequências a remoção do órgão pode causar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.