O que é imunodeficiência? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

Imunodeficiência é uma desordem do sistema imunológico que causa defeito em um ou mais componentes do mesmo, predispondo o organismo, principalmente, a infecções. A maioria dos casos tem causa genética, hereditária, mas também é possível que o problema seja adquirido (pelo vírus da  AIDS ou por efeito de drogas, por exemplo). 

Sinais de imunodeficiência


“As imunodeficiências de causa genética são chamadas de imunodeficiências primárias (IDP). Algumas são diagnosticadas ainda nos primeiros dias de vida, com alterações bem específicas, e podem ser graves (até mesmo com risco de morte). As orientações em relação à vacinação são muito importantes, porque se há suspeita de IDP, o bebê não deve receber vacina de BCG e nem de vírus vivo atenuado”, informa a alergista e imunologista Roberta Rodrigues.

Existem alguns sinais que servem de alerta para a imunodeficiência primária (além do histórico familiar) tanto em crianças quanto em adultos. Sabendo deles, fica mais fácil garantir o diagnóstico precoce que permita um início rápido de tratamento, com chances aumentadas de recuperação. Dentre os sinais, pode-se citar: presença de duas ou mais pneumonias no último ano; episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia); asma grave, doença do colágeno ou doença auto-imune.

Tratamento da imunodeficiência


O
tratamento depende do diagnóstico do tipo de imunodeficiência. No caso da primária, não é feito nenhum tratamento específico, isso se não houver nenhuma outra deficiência associada. Cuidados alimentares e de higiene normalmente bastam. “Nas deficiências de anticorpos IgG e imunodeficiência comum variável, por exemplo, é necessário reposição na veia ou subcutânea de anticorpos de 15 em 15 dias ou de três em três semanas para o resto da vida. Em alguns tipos mais graves, o tratamento consiste no transplante de medula óssea”, explica Roberta.

O acompanhamento multidisciplinar é necessário muitas vezes nos casos de imunodeficiência, pois vários sistemas do organismo podem estar envolvidos. “Dos especialistas que podem estar envolvidos no tratamento, podemos citar gastroenterologista, pneumologista, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista etc. A participação de cada um deles dependerá de cada caso”, afirma a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "O que é imunodeficiência? Como é o tratamento?"

aparecida

como posso aumentar minha imunidade o que tenho que comer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aparecida, temos uma matéria que pode te ajudar em https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/dieta-de-protecao-alimentos-para-aumentar-imunidade. Converse com um nutricionista, ele pode verificar seu perfil e te indicar uma alimentação adequada as suas necessidades. Parabens pela busca em melhoria de qualidade de vida. Até a próxima.

Maria angelica

Estou com herpes HostnetA médica diz ser a imunidade baixa!O que devo fazer !!?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Como o vírus do herpes está muito ligado à imunidade, uma forma de evitar as crises e o desconforto das lesões é estar constantemente cuidando da saúde, no sentido de estimular as defesas do organismo. Portanto, hábitos rotineiros saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, rica nos mais variados nutrientes, e praticar atividade física regularmente auxiliam na prevenção das crises. Um abraço!

Graça Maria

Minha imunidade é muito baixa,sou descendência anemia falciforme,tenho traços ,tomo a bastante tempo o Leucogem,tenho repetidas infeções urinárias, sou cadastrada no laboratório Aché, existe outro medicamento para aumentar imunidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Graça. Obrigado por compartilhar seu relato. Para indicação do tratamento mais adequado é imprescindível uma consulta presencial com o imunologista. Este profissional vai orienta-la de forma completa indicando o tratamento mais eficaz para você. Até a próxima.

Naralucia Machado de Almeida

Em Janeiro fui diagnosticada com Herpes Zóster, na região da barriga até as costas, as bolhas secaram, mas o desconforto continua, passo as vezes dois dias sem dormir. Fui diagnosticada também com baixa imunidade. O desconforto é grande, faço tratamento com imunologista, pois soube sobre uma vacina para o caso. Estou no caminho certo? Como proceder.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Naralucia. O primeiro passo sempre é buscar atendimento médico para receber o diagnostico correto e iniciar o tratamento adequado. O dermatologista também poderá lhe auxiliar no tratamento da herpes. Continue por aqui para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Naralucia Machado de Almeida

Como vou saber se receberam meu comentário?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Naralucia. Recebemos seu comentário! Continue nos acompanhando para mais matérias e informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.