Você sabia que é recomendado um gargarejo logo após usar inaladores?

  • +A
  • -A

Quem sofre com alguma doença respiratória, como asma ou DPOC, sabe o quanto os sintomas podem se tornar incômodos, principalmente quando o tempo está seco. Se você foi diagnosticado com algum desses problemas, saiba que é possível aliviar os sintomas com o uso de inaladores. Mas, depois, não se esqueça de higienizar bem a boca com água, ou até mesmo escovar os dentes, para tirar os resíduos da medicação das vias orais!

Inaladores levam a medicação rapidamente aos brônquios


“Inaladores são aparelhos que servem para fazer inalação e podem administrar os remédios na forma de spray, em pó, névoa ou por nebulização”, afirma o pneumologista Mauro Gomes. Você pode recorrer a estes aparelhos para levar a medicação de forma mais rápida aos seus brônquios, estruturas frequentemente atingidas pelas doenças respiratórias.

Os inaladores podem utilizar medicamentos broncodilatadores, que relaxam os brônquios e facilitam a passagem de ar, ou corticosteroides. Caso seu médico tenha indicado a segunda classe de medicações, faça um bochecho e gargarejo após usar o aparelho. “Quando os medicamentos são à base de corticoide, é importante fazer a higienização da boca após o uso para eliminar os resíduos”, explica o especialista. 

Saiba como funcionam os inaladores


Existem dois
tipos principais de inaladores. O convencional, ao ser ligado, permite a passagem de ar em alta velocidade pelos pequenos buracos do micronebulizador que vem acoplado, formando uma névoa com a medicação que você deverá inalar. O outro tipo é o inalador ultrassônico, que não faz barulho. Este aparelho produz vibrações mecânicas a partir da energia elétrica, gerando a névoa que deverá ser inalada.

Independentemente do tipo que você escolher, os inaladores ajudam a aliviar a falta de ar e a tosse e, como consequência, diminuem o cansaço e os batimentos cardíacos acelerados. Estes equipamentos devem ser utilizados de acordo com aconselhamento médico. Não deixe de ir a um pneumologista para avaliar todas as possibilidades, assim como descobrir outras medidas capazes de amenizar os sintomas e prevenir crises, como livrar a casa de mofo, ácaros e poeira.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
bronquite
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Você sabia que é recomendado um gargarejo logo após usar inaladores?"

Elaine

Eu não sabia e achei muito legal

Rachel Panelli Sarraf

Sabia e utilizo esse procedimento.

Maria Celia sabia escovo os dentes uso Alenia.

Gostei de saber ainda mais.beleza.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria Celia, segue o link de uma de nossas matérias para você saber mais sobre DPOC:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/o-que-acontece-nos-pulmoes-de-quem-sofre-com-dpoc

Carlos Augusto

dica muito importante! ,eu não sabia! obrigado!!!

Jackson Fernandes

Dr. É possível fazer um trasplante de pulmão quando se tem DPOC em estado crítico??!

Aparecida martarello

Tbm nao sabia e achei bastante adequado…..

Mário Chimanovitch

Muito útil a sua orientação, caro doutor. Sofro de DPOC e me trato com microcápsulas de Lugano 2 x ao dia. Uso bastante o inalador com soro fisiológico. Devo acrescentar algo ?Grato pela atenção.

JOSÉ DINO MENDES SOARES

Tenho 55 anos e sofro com falta de ar todos os dias uso o medicamento alenia 400. Gostaria de saber se não tem uma lei que me ajuda a aposentar mais facil por causa desse problema?

joao melo

excelente Dica, gostaria muito de ficar recebendo este tipo de informação.

Ednaldo Gabriel Passos

Obrigado pelas informações. Depois da inalação do Alenia 400, costumo tossir muito. É normal ? Gostaria de saber.Grande abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.