Como nosso organismo lida com a poeira e poluição aspirada pelo nariz?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas convivem diariamente com altos níveis de poeira e poluição, elementos que fazem mal para a saúde, especialmente no sistema respiratório. O nariz é essencial nesse processo, já que atua como filtro, e garante algum nível de proteção para o organismo. Porém, em alguns casos, especialmente quando os níveis de poluição são muito elevados, algumas substâncias podem escapar da filtragem.

“O nariz possui um sistema muito eficiente para filtragem do ar aspirado. Esse sistema é composto pelas fímbrias, que são os pelos do vestíbulo nasal; muco, que é a secreção produzida; e também pelo sistema ciliar, que carrega todo o resíduo filtrado junto com o muco nasal”, informa o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Relação entre nariz e poluição


Contudo, o especialista aponta que partículas de poluição bem pequenas e gases poluidores nem sempre são filtrados pelo nariz. Em cidades muito poluídas, a capacidade do nariz de filtrar o ar acaba não sendo o suficiente e as vias aéreas passam a sofrer com a entrada de substâncias indesejadas.

Mesmo assim, o aparelho respiratório não deixa de se defender da invasão. O nariz entope para bloquear a entrada de mais elementos nocivos e a coriza aparece para limpar a área e expulsar as impurezas. Espirro e tosse são outras formas de reação do corpo para eliminar invasores, sejam eles inanimados (poluição) ou microrganismos (vírus e bactérias).

Poluição piora quadros alérgicos


Apesar de ser prejudicial para todas as pessoas, o ar poluído é especialmente ruim para os indivíduos alérgicos,
pois potencializa os sintomas de doenças como asma e bronquite. Ou seja, a reação ao estímulo de alérgenos comuns, como poeira, pólen, produtos de limpeza etc, acaba sendo exacerbada pela poluição atmosférica. As crises podem passar, então, a ocorrer com mais frequência do que o normal.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como nosso organismo lida com a poeira e poluição aspirada pelo nariz?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.