A bronquite é uma das doenças causada pelo acúmulo de secreção nas vias respiratórias, os brônquios, que provoca inflamação e, consequentemente, impede a passagem de ar para os pulmões. O problema tem como principal causa o contato com substâncias que irritam as vias aéreas, como a fumaça do cigarro e a poluição atmosférica.
A doença é classificada em dois tipos. “A bronquite aguda geralmente está relacionada a infecções respiratórias ou a exposição de substâncias que irritam os brônquios, como materiais químicos ou fumaças tóxicas”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio. O outro tipo da doença é chamado de bronquite crônica, caracterizado pela presença de tosse por mais de três meses, acompanhada de secreção, principalmente durante a manhã.
Bronquite e poluição atmosférica
A poluição é um fator no desenvolvimento e no agravamento dos sintomas da bronquite, especialmente se estiver associada a baixas temperaturas e ao clima seco, como é o caso do outono e do inverno brasileiros. Crianças, idosos, pessoas asmáticas e fumantes ativos e passivos devem redobrar os cuidados com a saúde nessa época do ano.
Além disso, “indivíduos que já possuem uma doença caracterizada por inflamação dos brônquios são mais suscetíveis à piora dos sintomas quando expostos a locais com maior concentração de poluentes”, afirma o pneumologista. Ele recomenda visitas periódicas a um especialista para manter a doença controlada e evitar a ocorrência de crises.
Cuidado com a fumaça do cigarro
A fumaça do cigarro também é um elemento poluente e pode prejudicar a saúde do sistema respiratório. Para Athanazio, evitar o tabagismo é fundamental: “O cigarro é um agressor independente das vias aéreas e, além de causar inflamação direta dos brônquios, diminui a capacidade de defesa das células que revestem nosso trato respiratório.”