search
Título

Nova Delhi: como a nuvem de poluição pode afetar a saúde dos indianos?

Asma e Bronquite

Por

Considerada a capital mais poluída do mundo, Nova Delhi, na Índia, apareceu nos últimos dias com força nas notícias internacionais, por conta do aparecimento de uma nuvem de poluição densa que impressionou a todos. Os dados apontam que a poluição do ar no local aumentou cerca de 30% em relação aos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A OMS recomenda que a taxa média diária de partículas ultrafinas de poluição seja de 25 microgramas por metro cúbico de ar. Durante o mês de novembro, quando a nuvem chamou a atenção de vários veículos de imprensa do mundo, o aparelho de medição da embaixada americana na Índia indicou que a concentração dessas partículas ao meio-dia (horário local) ultrapassou a marca de 500 microgramas.  

Respirar na Índia pode equivaler a fumar dezenas de cigarros


Os riscos dos efeitos dessa nuvem de poluição à saúde da população local resultaram no encerramento das aulas nas escolas pelas autoridades, além do aumento do número de pacientes nos hospitais com doenças respiratórias. A concentração de partículas poluentes no ar chegou em um nível tão alto, que o ato de respirar nas ruas de Nova Delhi se tornou
equivalente a fumar dezenas de cigarros em um único dia.  
“Aspirar gases poluentes, digo, ar poluído faz com que eles entrem nas vias aéreas, entrando pelo nariz e chegando até os pulmões. Esses gases são tóxicos, assim como um cigarro. Com o passar dos dias, o efeito disso vai agredindo a mucosa e gerando lesões irreparáveis nas vias aéreas”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Superpoluição pode provocar diversas doenças


Segundo o médico,
esses poluentes lesionam os pulmões e induzem o desenvolvimento de tumores e doenças sistêmicas (exemplos: alterações renais e doenças nos vasos sanguíneos). “O ar poluído e ressecado pode desencadear uma inflamação importante em toda mucosa da via aérea. Isso se dá através dos receptores e mediadores de inflamação da mucosa quando expostos a tais alérgenos ambientais”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes